Um novo concurso MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) terá edital em breve, visto que a banca organizadora já foi definida e o contrato confirmado. Serão 60 vagas temporárias!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso MAPA: quando sai o edital?
O edital do concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está cada vez mais próximo e deve sair nas próximas semanas.
Isso porque a banca organizadora da seleção foi confirmada e será o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib).
Além disso, o contrato com a banca organizadora já foi assinado e não há mais trâmites burocráticos impedindo o edital.
Portanto, o extrato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta, 25 de fevereiro.
Entretanto, a assinatura aconteceu dia 22, sendo assim, o certame ficará válido até fevereiro de 2023, um ano.
Ainda não foi divulgado, porém, uma data concreta para publicação do edital, mas ele está muito perto, então fique atento!
Oportunidades do concurso MAPA
Em suma, o novo concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ofertará 60 oportunidades temporárias.
Assim, as vagas são para diversas especialidades do cargo de Tecnologia da Informação e Comunicação. Dessa forma, conheça cada uma delas:
- Especialista em Governança de Dados – 2
- Cientista de Dados – 2
- Especialista em Big Data – 2
- Engenheiro de IA – 2
- Arquiteto em Soluções – 3
- Especialista em DevOps – 2
- Analista de
- Dados – 9
- Infraestrutura de TIC – 6
- Processo – 1
- Business Intelligence – 5
- Interoperabilidade – 9
- Negócios (Gerente de Projetos de Soluções de TIC) – 14
- Segurança da Informação – 3
Além disso, vale frisar que as carreiras possuem como exigência nível superior de escolaridade e que as remunerações atualizadas ainda não foram divulgadas.
Ademais, os aprovados serão contratados por até 04 anos, de forma que atuarão em 05 projetos corporativos do Ministério, sendo eles:
- Governança Fundiária;
- Autocontrole;
- ProDefesa;
- Observatório da Agropecuária Brasileira;
- Agro Gestão Integrada de Riscos – AGIR.
Concurso MAPA para efetivos aguarda aval do ME
É igualmente importante frisar que, além do novo concurso MAPA para temporários, haverá realização de uma seleção para efetivos.
Um pedido foi enviado ao Ministério da Economia e aguarda aval. Lembrando que o último certame para efetivos aconteceu em 2017.
Ademais, tal pedido realizado é para 1.660 oportunidades, sendo 831 para o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).
Além disso, 352 serão para o Plano de Carreiras dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária (PCTAF), 217 para Pesquisa em Ciência e Tecnologia e 260 para Auditor Fiscal Agropecuário.
Posteriormente, mais detalhes acerca dos cargos ainda devem ser revelados, como os níveis de escolaridade e salários.
No entanto, sabe-se que para Auditor Fiscal Agropecuário é exigido o nível superior e as remunerações são R$ 15.042,71 inicialmente.