O concurso MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento ) realizado no ano de 2017, foi prorrogado até o ano de 2022.
⇒ Confira todas as informações na página do concurso!
Prorrogação da validade do concurso MAPA
Foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, que o prazo de validade do concurso MAPA, realizado em 2017, foi prorrogado até o mês de março de 2022.
No dia 03 de novembro, houve a convocação de mais 100 candidatos aprovados no certame.
O edital do concurso MAPA foi publicado no dia 26 de setembro de 2017. Na ocasião, foram ofertadas 300 vagas para o cargo de Auditor Fiscal na função de Veterinário. Os candidatos nomeados, terão direito a salário de R$ 15.042,71 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. O valor já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458,00.
Além da formação superior em Medicina Veterinária, para ingressar no cargo é necessário o registro de ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade empregatícia ao servidor.
A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, avaliação discursiva e exame de títulos. A prova objetiva precisou ser remarcada por erros materiais na elaboração dos cadernos de questões.
O exame objetivo foi composto por 70 questões, sendo 30 questões de Conhecimentos Gerais e 40 questões de Conhecimentos Específicos. Essa fase contou com 27,01% de abstenção.
Foi considerado classificado, o candidato que obteve no mínimo 50% dos pontos em cada uma das provas. Além disso, 60% do somatório total. A segunda fase do certame, foi composta por uma prova discursiva, onde que os candidatos tiveram que desenvolver um estudo de caso.
Segundo informações da banca organizadora, Esaf, o percentual de abstenção nessa etapa foi de 0,75%. Dos 938 candidatos convocados, 931 candidatos compareceram aos exames.
Autorização do novo concurso MAPA
Em 2019, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhou ao Ministério da Economia um pedido de novo concurso. São solicitadas 1.744 vagas, distribuídas por diversos cargos, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado à pasta.
O pedido engloba vagas para diversas funções, como Administrador, Arquiteto, Economista, Arquivista, Bibliotecário, Nutricionista, Agente Administrativo, entre outras. As chances são para os níveis médio e superior.
A solicitação do MAPA permanece em análise no Ministério da Economia e aguarda autorização do ministro Paulo Guedes. Caso seja aprovado, o certame será oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União.
No ano de 2018, o MAPA já havia solicitado um concurso para 555 vagas. As oportunidades solicitadas foram para Auditor Fiscal Federal Agropecuário, nas especialidades de Engenheiro Agrônomo, Zootecnista, Químico e Farmacêutico.
De acordo com informações do sindicato, o déficit no quadro de servidores do MAPA chegava a 2.500 servidores. O número ainda pode aumentar, com as aposentadorias já previstas pela categoria.