Atenção concurseiros! O secretário-executivo, Sergio Freitas de Almeida, solicitou aval para 1.190 vagas em um novo concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). São 10 anos sem seleções!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso MCTI: quando sai um novo edital?
Ainda sem previsão! Nesta semana, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sergio Freitas de Almeida afirmou que a seleção é urgente.
Assim, ele enviou um ofício ao secretário especial do ME, Caio Mario Paes de Andrade, solicitando aval para preencher 1.190 vagas em novo edital.
Além disso, no documento, o secretário ressaltou que o último concurso para o ministério aconteceu há 10 anos, em 2012.
“Diante do quadro funcional da pasta e considerando que o último concurso público foi realizado em 2012, resta clara a necessidade do Ministério em recompor sua força de trabalho, podendo assim dar continuidade na entrega de serviços públicos relevantes para o país”, disse Sergio Freitas.
Além disso, ainda de acordo com o secretário, se o concurso for aprovado possibilitará adequar minimamente o número de servidores às atribuições da pasta.
Assim, isso resultará em um incremento de produtividade, redução de passivos, maior celeridade na instrução de processos, melhoria qualitativa na elaboração de estudos e projetos, entre outras ações.
Ele ainda citou a evolução do quadro de pessoal, indicando que é uma situação crítica, que tem a média de faixa etária acima dos 50 anos.
“Pode-se identificar que os servidores ativos do Ministério concentram mais de 90% do seu pessoal com idade acima de 51 anos, o que demonstra um quadro bastante envelhecido comparado com aqueles que têm até 30 anos de idade”, explica o secretário.
Ademais, vale destacar que as 1.190 vagas solicitadas, estão distribuídas entre a Administração Central e as unidades de pesquisa do Ministério. Entretanto, os cargos não foram revelados.
Último concurso MCTI
O último concurso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ofertou um total de 510 vagas em 2012.
Ou seja, são dez anos sem seleções. Assim, na época, foram oportunidades para todos os níveis, sendo médio, médio/técnico e superior.
Já os salários ofertados variavam entre R$2 .705,38 e R$ 9.157,15. Portanto, confira a distribuição:
- Analista em Ciência e Tecnologia – ´92 vagas
- 35 na Administração Central, em Brasília,
- 57 nas demais unidades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais
- Assistente em Ciência e Tecnologia – 330 vagas
- Tecnologista – 84 vagas