Um novo concurso MEC (Ministério da Educação) deve ser publicado ainda esse ano. Mas, o Governo Federal deve anunciar o edital no segundo lote de autorizações; entenda!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
- Confira: Apostila Carreiras Educacionais 2022 – Professor
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso MEC: quando sai o edital?
Um novo concurso para o Ministério da Educação pode sair ainda esse ano, mas, deve ficar para o segundo semestre.
Isso porque o Governo Federal deve anunciar o edital no segundo lote de autorizações, segundo informação revelada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Isso porque a confirmação foi feita durante entrevista ao Correio Braziliense, quando detalhou as áreas, algumas ofertas de vagas e previsões.
Além disso, a segunda leva de editais deve ter ainda documentos para o Ministério do Planejamento, do Trabalho e para efetivos do IBGE.
“Tem um concurso grande do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que ainda estamos fechando e estou tentando fazer um pacote de ministérios. No caso do MMA, vai sair sozinho porque Ibama e ICMBio estão com concursos abertos agora. Assim, a gente deve priorizar o provimento. Os ministérios de Educação, do Planejamento e do Trabalho estarão na segunda leva, inclusive o do IBGE”, disse a ministra.
Previsão de vagas
Anteriormente, a ministra já havia informado que o nível superior seria ofertado, isso porque o último edital teve mais vagas para o nível médio.
Entretanto, o Ministério da Educação não confirmou quantas vagas serão solicitadas para o edital; mas, informou que serão para preencher os cargos vagos.
“O quantitativo de vagas e os cargos solicitados serão informados oportunamente após o levantamento e autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI. Da mesma forma, ainda não é possível determinar, ou prever, a data de publicação de edital de uma possível autorização para a realização de concurso, tendo em vista os vários fatores envolvidos na realização desse tipo de evento”, disse o MEC.
Dois concursos anunciados
Assim, vale destacar que a primeira leva de concursos já foi anunciada nesta dia 2 de abril, sendo para a Funai e para o Ministério do Meio Ambiente.
Como foi o último concurso MEC?
Posteriormente, o último concurso do Ministério da Educação (MEC) foi realizado em 2009, ou seja, 14 anos atrás.
Assim, na ocasião, foram ofertadas 265 vagas para o cargo de Agente Administrativo, exigência de nível médio.
Além disso, os aprovados foram submetidos a jornadas de trabalho de 40 horas semanais, com salários iniciais no valor de R$ 1.901,47.
Ademais, a banca organizadora foi o Cebraspe (Cespe) e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas compostas de 120 questões, acerca das seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Básicos: 70 questões
- Língua Portuguesa
- Atualidades
- Noções de Informática
- Conhecimentos Específicos: 50 questões
Quais as atribuições do cargo?
Portanto, é importante que os interessados saibam as atribuições dos cargos. Assim, no último concurso os aprovados foram responsáveis por:
- Realizar atividades de nível médio, de natureza repetitiva, relacionadas com a elaboração de cálculos aritméticos e estatísticos simples, em busca de dados e
informações, envolvendo a necessidade de contatos com interessados e o público em geral e abrangendo: execução, sob permanente supervisão e orientação direta, administrativa e técnica, de trabalhos de rotina administrativa relacionadas com questões referentes a pessoal, orçamento e material; - Trabalhos auxiliares de classificação, codificação, catalogação e arquivamento de papéis e documentos; trabalhos auxiliares de atendimento ao público e à clientela interessada em questões ligadas a unidades administrativas, burocráticas e hospitalares.