Foi prorrogada a validade do último concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo), até 2024. Mas, um novo edital vai sair? Já são mais de 2,3 mil vacâncias no órgão!
- Confira: Apostila METRÔ 2023 – Operador de Transporte Metroviário I
- Confira: Apostila METRÔ 2023 – Agente de Segurança Metroviário
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando sai o edital do concurso Metrô SP?
É a pergunta que não quer calar! Previsto para 2022, o edital do concurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo estava sendo esperado em 2023.
Estava não, está! Mas, pode ser que ele fique para 2024. Mas por quê? Porque a validade do último edital, publicado em 2019, foi prorrogada.
Sendo assim, o concurso agora ficará válido até 27 de outubro de 2024; neste período, novas chamadas podem acontecer e isso pode atrasar um novo edital.
Então, ainda não há nada certo e as especulações agora vão aumentar a cerca do novo concurso. Sendo assim, em breve a instituição deve emitir algum comunicado oficial.
Ademais, a informação do edital em 2023 acabou adiantada pelo então presidente Silvani Pereira. Ele pediu desligamento e quem assumiu foi Paulo Menezes Figueiredo, que era diretor-financeiro.
Vacâncias seguem aumentando no Metrô SP!
Um levantamento recente apontou que existiam 2.791 cargos vagos no órgão. De 10.115 vagas existentes, apenas 7.324 atualmente estão preenchidas.
Assim, o cargo com maior vacância é o de Operador de Transporte Metroviário Em segundo aparece o Oficial de Manutenção Industrial, seguido pelo Analista de Desenvolvimento e Gestão.
A assessoria do Metrô informou que o quadro de funcionário hoje é suficiente para atender a atual demanda de passageiros.
Além disso, disse que a diferença de 2.791 cargos seria um estoque para que possam ser contratados outros funcionários através de concurso, se necessário.
Entretanto, não foi o que disse o Sindicato dos Metroviários e Metroviária, que vem lutando para um novo edital surgir. O assunto gerou até greve em março deste ano.
“Quem utiliza o Metrô já constatou a enorme falta de funcionários no sistema. Esse problema afeta todas as áreas, inclusive a segurança e manutenção. A falta de trabalhadores põe em risco usuários e funcionários. A direção do Metrô precisa contratar trabalhadores, por meio de concurso público. Essa medida também aliviaria o grave problema de desemprego que afeta a Grande São Paulo”, publicou o sindicato, no decorrer do ano.
Metroviários pediram edital e fizeram greve em março de 2023!
Como foi o concurso Metrô SP de 2019, que acabou prorrogado?
Dessa forma, o último concurso Metrô de São Paulo esteve realizado em 2019, ofertou 55 vagas entre as seguintes carreiras de nível superior:
- Analista Desenvolvimento Gestão Júnior:
- Administração de Empresas (32);
- Ciências Contábeis (11);
- Ciências da Computação (6);
- Design Gráfico (1);
- Psicologia (3);
- Enfermeiro do Trabalho (1);
- Médico do Trabalho (1).
Além disso, os aprovados nesse concurso e contratados pelo órgão contaram com remunerações que variavam entre R$ 5.377,59 e R$ 8.966,15 para as jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
Ademais, vale recordar que a seleção ocorreu sob organização da FCC (Fundação Carlos Chagas), que recebeu as inscrições dos candidatos e viabilizou e aplicou as etapas avaliativas do concurso.
É igualmente importante destacar que os aprovados nesse concurso também contaram com os seguintes benefícios:
- Bilhete de Serviço (acesso gratuito ao sistema metroviário);
- Previdência Suplementar – opcional;
- Plano de Saúde – opcional;
- Auxílio Alimentação;
- Auxílio Refeição;
- Seguro de Vida em Grupo – opcional.
Saiba mais sobre as provas do último concurso, bem como requisitos e mais informações!