O Ministério da Cultura recebeu autorização para publicar um novo concurso MinC, para preencher 50 vagas para o cargo de Analista Técnico-Administrativo. Veja detalhes!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da Vunesp
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da FGV
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Quando sai o edital do concurso MinC?
Portanto, o Ministério da Cultura deverá ter um novo edital de concurso público publicado no começo de 2024, até o mês de março.
Isso porque nesta quarta-feira, 27 de setembro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, autorizou a seleção.
Ao todo, o oferta terá 50 vagas para o cargo de Analista Técnico-Administrativo, carreira que exige nível superior como escolaridade. Veja:
O que é preciso para ser um Analista Técnico-Administrativo do MinC?
Os requisitos serão confirmados apenas na publicação do edital, ou no projeto básico, que geralmente acaba sendo publicado antes.
Mas, levando em consideração o último edital do órgão para a carreira, que aconteceu em 2010, o cargo cobra diploma conclusão de graduação qualquer área de bacharelado
Entretanto, também pode se ter licenciatura, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC).
Qual o salário de um Analista Técnico-Administrativo do MinC?
Já em relação ao salário inicial da carreira, o valor chega até R$ 7.218,37. Ao fim da carreira, entretanto, o salário poderá atingir R$ 11.344,85.
Vale destacar que nestes valores já estão inclusos as gratificações de Apoio à Execução de Atividades de Meteorologia e de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo. Veja a progressão:
Como foi o último concurso MinC?
Portanto, quem se interessou por uma das vagas do novo concurso do Ministério da Cultura, pode iniciar a preparação por meio do último edital.
Assim, o último concurso do órgão aconteceu em 2010, quando teve organização da banca Instituto Movens. Foram 253 vagas ofertadas!
Segundo a divisão, 27 das vagas eram para o cargo de Analista Técnico-Administrativo e as demais funções de nível intermediário de formação.
Os inscritos passaram por prova objetiva e discursiva; a primeira foi composta por questões de conhecimentos gerais e específicos. Veja as disciplinas:
- Língua Portuguesa – 15 questões (valia 30 pontos)
- Conhecimentos básicos – 10 questões (valia 10 pontos)
- Noções de Informática – 5 questões
- Língua Estrangeira – 5 questões
- Conhecimentos gerais – 20 questões (valia 30 pontos)
- Administração pública – 10 questões
- Planejamento e orçamento – 10 questões
- Conhecimentos específicos – 15 questões (valia 30 pontos)
- Setor de Cultura do Governo Federal