O Ministério da Defesa pode realizar um novo concurso em breve! Segundo informações do órgão, o certame está em estudos para o provimento de cargos da própria pasta que atualmente estão ocupados por militares.
Inclusive, os representantes do ministério têm se reunido com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para estudar a criação de um quadro próprio dentro da pasta.
A criação desses cargos seria uma medida prioritária, com o intuito de diminuir a dependência dos militares, visto que atualmente, o Ministério de Defesa não tem quadro próprio e o seus servidores são cedidos pelas três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Venha saber mais detalhes!
Concurso Ministério da Defesa é uma das prioridades da pasta
O concurso Ministério da Defesa é uma das prioridades para o ano de 2024. Segundo dados do Portal de Transparência, a pasta possui cerca de 250 servidores cedidos de outros órgãos e somente 66 servidores efetivos.
O Ministério da Defesa busca autorização para o provimento de 300 vagas. O intuito é oferecer um maior número de vagas para civis, e assim, diminuir a quantidade de militares no órgão.
É possível que as oportunidades sejam distribuídas entre as carreiras de Assistente, Analista e Especialista em Defesa.
Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso Censipam ofertou 200 vagas!
Vinculado ao Ministério da Defesa, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) foi um dos primeiros órgãos com edital publicado.
O concurso foi realizado no ano passado, para o provimento de 200 vagas de Analista em Ciência e Tecnologia nas seguintes áreas de atuação:
- Área Técnica: 20 vagas
- Área Operacional de Sensoriamento Remoto: 16 vagas
- Área Operacional de Meteorologia: 7 vagas
- Área Administrativa: 7 vagas
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. A prova objetiva consistiu em 60 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de ética no serviço público e conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação relacionada aos conhecimentos específicos da área/especialidade.
Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!
Censipam tem autorização para 60 vagas temporárias
Além do concurso para efetivos, o órgão recebeu autorização para o provimento de 60 vagas temporárias de nível superior, sendo 1 vaga para Técnico de Apoio, 6 vagas para Técnico de Formação Específica, 12 vagas para Analista Intelectual e 41 vagas para Analista Gerencial.
Os aprovados serão contratados pelo período de quatro anos (com possibilidade de prorrogação) para trabalhar no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão ligado ao Ministério da Defesa e atuarão nos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).