Atenção, concurseiros! O extrato do contrato com a banca para o concurso Ministério da Economia foi publicado. Saiba mais!
Primeiramente, vale relembrar que a banca Idib (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro) foi a contratada para estar à frente do concurso da Economia no início de dezembro. Agora, com o extrato do contrato publicado, o próximo passo da seleção já deve ser a publicação do edital.
Ou seja, podemos aguardar o certame do Ministério da Economia logo para o início de 2022. Saiba mais sobre as expectativas para o edital!
Concurso Ministério da Economia prevê a oferta de 300 vagas!
O próximo edital do ME deverá ofertar 300 oportunidades para cargos de Técnico e Analista, todas em caráter temporário.
Desse total de vagas, 115 devem ser para as carreiras de Técnico, que terão exigência do Ensino Médio, e as demais 185 serão para provimentos de Nível Superior. Apesar da distribuição de vagas já estar definida, os salários ainda não foram divulgados.
Vale dizer ainda que o objetivo desse novo edital é para que os contratados atuem em atividades relativas à centralização dos serviços de inativos e pensionistas dos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e nos processos de compensação previdenciária entre regimes de previdência e atividades de natureza administrativa, no âmbito do Departamento de Centralização de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos – DECIPEX do Ministério da Economia.
Como foi o último concurso ME?
A última edição do concurso nacional do Ministério da Economia aconteceu no início de 2021 com a oferta de 590 vagas de caráter temporário. No caso desse edital, a banca organizadora também foi o IDIB, portanto a seleção deve servir como base para o próximo certame.
Do total de vagas ofertadas, somente 100 foram imediatas, enquanto as 490 formaram um cadastro de reserva que pode ser utilizado dentro do período de validade do edital. É importante afirmar, ainda, que todas as vagas foram lotadas em Brasília.
Por fim, vale dizer que os contratados estão recebendo mensalmente salários que variam entre R$ 1.700,00 e R$ 6.130,00.
Concurso Ministério da Economia 2021: como foram as provas?
No início de 2021, os candidatos ao concurso do Ministério da Economia foram avaliados por meio de uma etapa, a Prova Objetiva.
O Idib aplicou uma prova constituída de 60 questões, que foram dividas da seguinte maneira:
- Língua Portuguesa – 15 questões, peso 1;
- Ética na Administração Pública e Legislação – 05 questões, peso 1;
- Informática Básica – 10 questões, peso 1; e
- Conhecimentos Específicos – 30 questões, peso 2.