Novas oportunidades estão por vir! Foi escolhida a banca organizadora do concurso Ministério da Justiça, que ofertará vagas temporárias.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Nesta terça-feira, 19 de outubro, foi publicado por meio do Diário Oficial da União o extrato de dispensa de licitação que anuncia que a banca organizadora do certame será o Cebraspe.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, o documento não traz maiores informações, mas o que tudo indica é que a escolha seja para o concurso da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), cuja pasta é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ademais, existe a probabilidade de que o edital já seja publicado amanhã, 20 de outubro. Entenda o motivo!
Concurso Ministério da Justiça: detalhes
Foi autorizado pelo Ministério da Economia, em abril deste ano, um concurso para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, com um aval de 66 oportunidades temporárias. O documento indicava a seguinte distribuição das vagas:
- Técnico Especializado em Gestão de Ativos e Parcerias – 57 vagas;
- Técnico Especializado em Formação e Capacitação – 3 vagas;
- Técnico Especializado em Pesquisa e Análise de Dados – 6 vagas.
Além disso, a partir de tal autorização o prazo para a publicação do edital é de 6 meses, que se concretizam amanhã, 20 de outubro. Sendo assim, é possível que o edital seja publicado nesta quarta-feira, se esse prazo for cumprido.
Ademais, vale destacar que a comissão organizadora do processo seletivo está formada desde o mês de junho, mas os trâmites não foram realizados com agilidade, de forma que o prazo para a abertura do edital está por se esgotar.
Ministério pretende fazer novo pedido para concurso
O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou, no mês de maio, que fará um novo pedido ao Ministério da Economia para a realização de um concurso para efetivos.
Além disso, ainda não foram informados os cargos e o quantitativo de vagas que serão propostos, mas o Ministério já anunciou que se tal pedido for aprovado, as vagas serão destinadas ao “Núcleo Central”, que abarca as seguintes unidades:
- Assessoria Especial de Controle Interno;
- Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares;
- Assessoria Especial de Assuntos Legislativos;
- Assessoria Especial Internacional;
- Gabinete do Ministro;
- Secretaria Executiva; Consultoria Jurídica;
- Secretaria Nacional de Justiça; Secretaria Nacional do Consumidor;
- Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas;
- Secretaria Nacional de Segurança Pública;
- Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública; e
- Secretaria de Operações Integradas.
Ademais, vale lembrar que em 2020 um pedido também havia sido feito ao Ministério da Economia, para um concurso com o quantitativo de 365 vagas. No entanto, a solicitação não foi aprovada.
Último concurso Ministério da Justiça
O último concurso do Ministério da Justiça aconteceu em 2013, quando foram ofertadas 125 vagas de nível superior sob a organização do Cebraspe.
Além disso, durante a seleção os inscritos da época foram avaliados por meio de provas objetivas. As disciplinas presentes na avaliação, para todos os cargos, eram:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo (exceto para Analista Técnico);
- Legislação Específica;
- Atualidades (apenas para Analista Técnico);
- Conhecimentos Específicos.