Foi confirmado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, que enviou ao Ministério da Economia um pedido para concurso com edital ofertando 365 vagas.
Solicitação do concurso Ministério da Justiça
Uma nova solicitação para certame foi confirmado e está em análise no governo. Dessa vez, a confirmação é do concurso Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
A solicitação foi para 365 vagas efetivas para preencher cargos em atividades-fim. As carreiras contempladas são de níveis médio, médio/técnico e superior.
Além do quantitativo de vagas, também foi confirmado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública os cargos que serão ofertados, sendo eles:
- 115 vagas para Analista Técnico de Políticas Sociais, da carreira de desenvolvimento de políticas sociais;
- 250 vagas de níveis superior e intermediário do plano geral de cargos do Poder Executivo.
Portando, as 250 vagas ficam distribuídas da seguinte forma:
- Administrador: 8 vagas;
- Analista Técnico-Administrativo: 117 vagas;
- Arquiteto: 1 vaga;
- Arquivista: 1 vaga;
- Assistente Social: 1 vaga;
- Bibliotecário: 2 vagas;
- Contador: 4 vagas;
- Economista: 3 vagas;
- Enfermeiro: 1 vaga;
- Engenheiro: 7 vagas;
- Estatístico: 1 vaga;
- Médico: 4 vagas;
- Psicólogo: 3 vagas;
- Técnico em Assuntos Educacionais: 7 vagas;
- Agente Administrativo: 87 vagas;
- Técnico em Contabilidade: 3 vagas.
Todos os órgãos federais tiveram até 31 de maio de 2020, para protocolar seus pedidos no Ministério da Economia. Agora, as solicitações serão analisadas e podem ser autorizadas a qualquer momento.
Concurso Ministério da Justiça temporários
No ano de 2020, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública publicou um edital para contratar 35 temporários em três cargos distintos. O certame já encerrou o prazo para inscrição.
As oportunidades foram distribuídas nos cargos de Analista de Governança de Dados – Big Data (13 vagas), Cientista de Dados – Big Data (12 vagas) e Engenheiro de Dados – Big Data (10 vagas).
Segundo informações do edital, em todos os casos a exigência é o nível superior ou pós-graduação na área de Informática/Computação e experiência superior a cinco anos no ramo. Ainda é preciso, ter disponibilidade para atuação em Brasília/DF.
A banca organizadora responsável pela execução do certame é o Instituto AOCP, e as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 02 de agosto de 2020.
A prova objetiva será composta por 60 questões, englobando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (10 questões), Língua Inglesa (05 questões), Raciocínio Lógico (05 questões) e Conhecimentos Específicos de Informática (40 questões).
Para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, uma questão em cada área de conhecimento e obter 40% ou mais do total de pontos previstos para Conhecimentos Específicos de Informática e 30% ou mais do total de pontos previstos para o conjunto das demais áreas da prova.
O salário inicial tem o valor de R$ 8.300,00, os candidatos aprovados irão atuar com jornada de 40 horas semanais e serão contratados conforme o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no quadro de profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Até 125 candidatos serão considerados aprovados. Dessa maneira, além das 35 vagas, mais 90 concorrentes poderão ser convocados durante o prazo de validade do certame , que será de dois anos, cabendo prorrogação por igual período.