Sem novo concurso, o Ministério das Comunicações aguarda aval para um novo edital, com 263 vagas em diversos cargos. Veja detalhes!
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando haverá novo concurso do Ministério das Comunicações?
Ainda não se tem data concreta, mas um novo edital foi solicitado pelo Ministério das Comunicações ao Governo Federal e pode surgir em breve.
Mas, o pedido aguarda ainda um aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), órgão responsável pelas autorizações no governo Lula.
A seleção é mais que urgente, uma vez que 257 servidores são requisitados ou possuem contratos temporários. Além disso, 6 cargos estão vagos!
Mais que isso, ainda estão previstas cerca de 90 solicitações de aposentadoria para os próximos quatro anos, o que poderá aumentar as vacâncias.
Lembrando que após o aval, uma comissão é formada e ela escolhe uma banca organizadora. Em seguida, a banca é contratada e o edital depois poderá sair.
Quais as vagas solicitadas?
Portanto, o órgão informou que estão solicitadas, ao todo, 263 vagas para os seguintes cargos de níveis médio/técnico e superior:
- Assistente administrativo: 25 vagas;
- Agente administrativo: 11 vagas;
- Técnico em contabilidade: 1 vaga;
- Analista técnico administrativo: 152 vagas;
- Administrador: 16 vagas;
- Arquivista: 2 vagas;
- Contador: 15 vagas;
- Economista: 16 vagas;
- Engenheiro: 17 vagas;
- Estatístico: 6 vagas; e
- Técnico em comunicação social: 2 vagas.
Ministério das Comunicações teve contratações temporárias
Enquanto um novo edital não sai para vagas efetivas, o Ministério das Comunicações vem apostando em contratações temporárias.
Organizado pelo Cebraspe no início de 2022, a seleção esteve destinada ao provimento de 217 vagas, nos seguintes cargos de nível superior:
- atividades técnicas de complexidade gerencial
- atividades técnicas de complexidade intelectual
- atividades técnicas de suporte.
Os aprovados estiveram lotados nas Secretarias de Telecomunicações (Setel), Radiodifusão (Serad), Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e demais áreas meio da pasta.
Ademais, o salário inicial do aprovado variou de R$3.800 a R$8.300. Posteriormente, veja o que esteve cobrado nas provas:
- Língua Portuguesa;
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Atualidades;
- Ética no Serviço Público;
- Regimento Interno;
- Língua Inglesa (somente para o cargo de técnicas de complexidade gerencial)
- Conhecimentos específicos da área desejada.
Por fim, destacamos que o concurso de temporários do Ministério das Comunicações teve validade de dois anos, e pôde ainda se prorrogar, uma única vez, por igual período.