Boa notícia, concurseiros! Foi publicado no Diário Oficial o aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público para realização do concurso MMA (Meio Ambiente e Mudança de Clima).
Serão ofertadas 98 vagas de Analista Ambiental, exigência de nível superior, com salários iniciais no valor de R$ 10.014,71, já considerando o reajuste sancionado pelo presidente Lula.
Além do salário, os servidores ainda receberão um auxílio-alimentação no valor de R$ 658,00.
A previsão é que o edital seja publicado em até seis meses, ou seja, até 2 de novembro de 2023. Já as provas devem ser realizadas dois meses após a publicação do edital, ou seja, até janeiro de 2024.
Uma vez concedido o aval para realização do concurso, o primeiro passo é a escolha da comissão responsável por definir a banca organizadora que deve receber as inscrições em seu site e viabilizar as etapas da seleção.
Assim que o contrato com a banca for assinado, o edital poderá ser publicado. Para acessar a portaria de autorização, clique aqui!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como foi o último concurso MMA?
A última seleção foi realizada em 2010, ou seja, há mais de 10 anos. Na ocasião, foram ofertadas 200 vagas.
A banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de uma prova objetiva, com 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Atualidades
- Noções de Informática
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Relações Humanas
- Gestão administrativa
Além disso, foi realizada uma prova discursiva com nota técnica e parecer técnico.
O órgão vem tentando abrir concursos desde então. Em 2017, o ministério solicitou 118 vagas para o cargo de Agente de Administração e 38 vagas para o cargo de Analista Ambiental, exigência de nível médio e superior, respectivamente.
No entanto, não obteve resposta positiva. Em 2020, foi feito um novo requerimento pedindo 125 vagas para o cargo de Agente de Administração e 43 vagas para o cargo de Analista Ambiental, mas o pedido também não foi atendido.