O Ministério de Minas e Energia confirmou que o edital do concurso MME, com vagas de nível superior, sai no próximo mês. São 30 oportunidades para Administrador; veja!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da CEBRASPE
- Confira: Guia plano de estudos – passo a passo (Grátis)
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso MME: quando sai o edital?
Sendo assim, o novo concurso para o Ministério de Minas e Energia está cada vez mais perto de ser lançado e deve ter edital nas próximas semanas.
Agora, nesta semana, o ministério informou que o edital deve sair dentro da primeira quinzena de setembro, ou seja, até 15 do próximo mês.
Isso porque o contrato com a banca já está assinado e a previsão é que o edital fosse publicado em 15 dias. O Cebraspe foi escolhido!
Além disso, a portaria de autorização prevê que as provas ocorram dois meses após o edital, portanto, devem ficar para o início de novembro. Confira o cronograma:
Por fim, o Ministério também confirmou que as vagas serão somente para Brasília, capital federal, e que não há previsão de formação de cadastro de reserva.
Vagas e salários
Sendo assim, o concurso vai preencher 30 vagas, todas para a carreira de Administrador, que exige o nível superior como escolaridade.
Ademais, a remuneração inicial do aprovado no cargo é de R$6.913,90, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658.
Concurso MME fica fora da seleção unificada
Por já ter os trâmites avançados, o concurso para o Ministério de Minas e Energia será publicado separado, ou seja, não estará na seleção unificada anunciada pelo governo.
Essa seleção foi anunciada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que juntou alguns órgãos para que haja um concurso no estilo ENEM.
Clique aqui e acesse o Guia de como será a seleção, na íntegra
Assim, segundo o cronograma, a adesão é voluntária e deverá ser realizada pelos órgãos até o dia 29 de setembro. O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro. Veja as datas anunciadas:
- Até 20/set – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador
- Até 29/set – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado
- Até 20/dez – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado
- Data indicativa inicial de 25/fev – realização da prova em dia único
Assim, as 7.826 vagas da seleção unificada estarão agrupadas em blocos temáticos, divididas por área de atuação governamental. Veja detalhes da divisão:
Até o momento, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou 16.661 vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais. Portanto, confira quais são:
Sobre MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) é um órgão da administração federal que tem como objetivo criar e garantir a prática de políticas públicas relacionadas ao uso sustentável de recursos energéticos e minerais do país.
Esse ministério trabalha para que o país se desenvolva socioeconomicamente por meio de políticas que tornam o uso de diferentes tipos de geração de energia mais eficientes.