Boas notícias, concurseiros! O concurso MP GO 2021 (Ministério Público do Estado de Goiás) se aproxima e já possui a banca organizadora definida.
Nesta segunda-feira, 9 de agosto, foi anunciado que a banca organizadora do novo concurso MP GO será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O contrato deve ser assinado em breve.
A data para a publicação do edital de abertura ainda não foi divulgada. No entanto, uma vez que a banca foi definida, espera-se que isso aconteça em logo, já nas próximas semanas.
Concurso MP GO oferece vagas para Promotor
O concurso MP GO 2021 já foi aprovado e já conta com o aval do Conselho Superior para que o edital seja publicado, o que deve acontecer em breve por meio do Diário Oficial e do portal da FVG.
Serão 39 vagas para o cargo de Promotor. A carreira exige o bacharelado em Direito, além da comprovação de que o candidato aprovado possui no mínimo 3 anos de atividade jurídica.
As exigências garantem uma remuneração de destaque por seu alto valor. O vencimento inicial para o cargo de Promotor é de R$28.824,20. No entanto, com as progressões, esse valor chega a R$ 35.462,22 quando o cargo de Procurador de Justiça é alcançado.
Quais serão as etapas do concurso MP GO 2021?
O último concurso MP GO para o cargo de Promotor aconteceu em 2019 e ofereceu 40 vagas imediatas.
Nesse sentido, um novo concurso é necessário para que os cargos vagos na instituição sejam devidamente preenchidos.
Se observados os últimos concursos e editais, o previsto é que os candidatos passem por 7 etapas eliminatórias e classificatórias. São elas:
- Prova Preambular
- Provas Subjetivas
- Inscrição Definitiva
- Avaliação Psicológica
- Provas Orais
- Prova de Tribuna
- Avaliação de Títulos
Na prova preambular (objetiva), os candidatos deverão responder a 100 questões durante o tempo máximo de 5 horas. É totalmente proibida a consulta a materiais de apoio, anotações, legislação sem comentários, súmulas e jurisprudência dos tribunais.
As questões estão distribuídas entre os seguintes conteúdos:
- Direito Constitucional – 15 questões
- Direito Penal e Processual Penal – 30 questões
- Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos – 25 questões
- Direito Civil e Processual Civil – 15 questões
- Direito Administrativo e Eleitoral – 10 questões
- Direito Tributário e Ministério Público: perfil constitucional e legislação atinente – 05 questões
Serão convocados para as seguintes fases os candidatos aprovados na avaliação objetiva. O concurso conta com o prazo de validade de 2 anos a partir da homologação do resultado final. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 2 anos.