Um novo concurso MP GO irá acontecer em breve. O procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás determinou que seja feito o concurso para Promotores no estado.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Goiás na última sexta-feira, 7 de maio. O ato PGJ Nº35/2021 confirma a abertura do certame.
O MP já iniciou os processos e comunicou o CSMP (Conselho Superior do Ministério Público) que ficará responsável pelo edital. O CSMP que ficará também por conta da organização da comissão do concurso.
Isso porque, o órgão tem cargos vagos para a carreira de Promotor, e visa atender a necessidade do preenchimento. A oferta já foi confirmada, serão 39 vagas.
Edital concurso MP GO
O MP de Goiás já havia anunciado novos concursos para o ano de 2021 ainda, para Servidores e Promotores, em março.
Além disso, o órgão ainda afirma que há previsão de se divulgarem editais até 2023. Os certames serão para o cargo de Promotor de Justiça e Servidores. Vale ressaltar que o novo concurso que se forma agora, é somente para o cargo de Promotor.
“Novos projetos para incrementar a atuação transversal da instituição, medidas que visam dar visibilidade e unidade na atuação em instâncias superiores, novas sedes de promotorias de Justiça para melhor atender à sociedade, entre outros inúmeros avanços.” diz o MP GO.
Remuneração do concurso MP GO
Com o último concurso realizado em 2019, e com 40 vagas imediatas ofertadas, o salário de um Promotor de Justiça é destaque, visto que a remuneração já no início é alta.
Ademais, as exigências para investidura no cargo é de ensino superior em Direito, e 3 anos de experiência na atividade jurídica.
Falando dos salários, um Promotor ao iniciar a carreira ganha um salário de R$ 28.824,20. Conforme progressões no cargo, o salário pode chegar até a R$ 35.462,22 ao chegar no cargo de Procurador de Justiça.
Etapas do concurso
São 7 etapas do concurso público , de caráter classificatório e eliminatório para o candidato, veja:
- Prova Objetiva;
- Prova Subjetiva;
- Inscrição Definitiva;
- Avaliação Psicológica;
- Prova Oral;
- Prova de Tribuna;
- Avaliação de Títulos.
A prova objetiva é constituída de 100 questões de múltipla escolha com duração de 5 horas para sua realização. Confira o as disciplinas cobradas na prova:
- Direito Constitucional (15 questões);
- Direito Penal e Processual Penal (30 questões);
- Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos (25 questões);
- Direito Civil e Processual Civil (15 questões);
- Direito Administrativo e Eleitoral (10 questões);
- Direito Tributário e Ministério Público (5 questões).