O concurso MP PA (Ministério Público do Pará ) teve a publicação do edital adiada e o cronograma será revisado.
Cronograma do concurso MP PA
De acordo com a nota divulgada no site oficial do Ministério Público do Estado do Pará, a publicação do edital do certame destinado para o nível médio foi adiada.
Foi decidido pela Comissão VI Concurso Público, adiar divulgação do edital em razão da publicação de editais de outros órgãos públicos no mesmo período.
Para ajudar os concurseiros que pretendem participar dos demais concursos públicos, a instituição decidiu pela revisão do cronograma, e assim que o mesmo tiver pronto será publicado através dos meios de comunicação oficiais do órgão.
O concurso MP PA visa ofertar 15 vagas de caráter imediato para o cargo de Auxiliar Administrativo, de nível médio. O certame terá a banca organizadora CETAP, tradicional empresa de concursos paraense, com mais de 17 anos de experiência no mercado.
Segundo o MP PA, o novo certame vai contribuir para sanar o déficit de servidores do órgão, tendo em vista o elevado número de aposentadorias registrado em 2019.
Embora o novo edital tenha previsão inicial de 15 vagas, existe a expectativa de convocação de mais aprovados durante o período de validade do concurso.
Projeto Básico do concurso MP PA
O documento irá ofertar 15 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva para o cargo de Auxiliar Administrativo. Segundo os dados colhidos no Portal da Transparência do Ministério Público do Pará, dos 515 cargos existentes, 58 cargos estão vagos.
É estimado um contingente de aproximadamente 35.000 candidatos concorrendo no concurso público, podendo o quantitativo final apurado no encerramento das inscrições, ser superior ou inferior a essa estimativa.
Foi detalhada no projeto básico as vagas que devem ser ofertadas no certame. São previstas 15 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, lotadas em várias regiões do Pará, sendo:
- Belém I: 1 vaga + CR;
- Belém II: 1 vaga + CR;
- Nordeste I: 1 vaga + CR;
- Nordeste II: 1 vaga + CR;
- Nordeste III: 1 vaga + CR;
- Tocantins: 1 vaga + CR;
- Marajó I: 1 vaga + CR;
- Marajó II: 1 vaga + CR;
- Sudeste I: 1 vaga + CR;
- Sudeste II: 1 vaga + CR;
- Sudeste III: 1 vaga + CR;
- Sudeste IV: 1 vaga + CR;
- Sudoeste I: 1 vaga + CR;
- Sudoeste II: 1 vaga + CR;
- Baixo Amazonas: 1 vaga + CR.
A avaliação dos candidatos será por meio de uma prova objetiva e uma redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será composta por 70 questões, sendo 30 questões de Conhecimentos Gerais e 40 questões de Conhecimentos Específicos.
Somente serão corrigidas as provas discursivas dos 500 candidatos mais bem classificados de cada Região Administrativa, desde que alcancem nota igual ou superior:
1) 60% das questões da prova de conhecimentos gerais;
2) 60% das questões da prova de conhecimentos específicos.
As disciplinas que serão cobradas nas provas objetivas, são as seguintes:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará (Lei 5.810/1994 e alterações posteriores);
- Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará (Lei Complementar 057/2006).
Conhecimentos Específicos
- Noções de Administração Pública;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Civil.