Foram publicados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais ), destinado para o cargo de Promotor.
⇒ Confira todas as informações na página do concurso!
Gabaritos das provas objetivas do concurso MPMG
Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso MPMG. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, visa a contratação de novos Promotores de Justiça Substitutos.
Os candidatos que não concordaram com as respostas divulgadas pela banca organizadora, puderam entrar com pedido de recurso. Foi preciso que o participante tenha sido claro, consistente e objetivo ao elaborar o pedido.
A primeira prova do certame, também conhecida como prova preambular, foi realizada no dia 24 de novembro, e teve caráter eliminatório e classificatório. O exame foi aplicado no turno da manhã, das 08h às 12h.
A prova englobou 80 questões, de acordo com quatro grupos temáticos, sendo 20 questões para cada. Ao acertar uma questão, o candidato acumulou 0,5 ponto.
As disciplinas cobradas na prova preambular, foram:
Grupo l
- Direito Constitucional;
- Direito Eleitoral;
- Direito Administrativo;
- Direito Financeiro e Tributário;
- Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação).
Grupo ll
- Direito Penal e Criminologia;
- Direito Processual Penal.
Grupo lll
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil.
Grupo IV
- Direito Material Coletivo;
- Direito Processual Coletivo.
Segunda etapa do concurso MPMG será em fevereiro
A segunda etapa do concurso MPMG já tem data marcada, sendo realizada apenas para os candidatos aprovados na primeira fase. As avaliações serão aplicadas nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2020, das 08h às 11h e das 14h às 17h, em local a ser divulgado.
Essas datas já estão atualizadas com a recente retificação, pois inicialmente as provas iriam acontecer nos dias 21 e 22 de março de 2020, conforme previsto no edital de abertura. Nessa segunda etapa, os candidatos deverão realizar uma peça processual ou dissertação sobre um tema abrangido pelo programa, que irá valer 4 pontos.
Após isso, haverá ainda uma prova discursiva, com três questões dissertativas, valendo 2 pontos azartnye-igry cada. As outras etapas avaliativas serão:
3ª etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, além de sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter subsidiário;
4ª etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
5ª etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Divulgado no mês de setembro, o edital de abertura oferta 50 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. A exigência é que o candidato tenha bacharel em Direito e pelo menos três anos de Atividade Jurídica. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade. O salário inicial tem o valor de R$ 30.404,42.