Boa notícia, concurseiros! O concurso MPPB (Ministério Público do Estado do Paraíba) já está com banca organizadora definida. A escolhida é a FCC (Fundação Carlos Chagas).
A dispensa de licitação foi divulgada no Diário Oficial deste sábado, 18 de fevereiro. Sendo assim, a publicação do edital pode acontecer a qualquer momento. Confira!
Ao todo, serão ofertadas 11 vagas imediatas, além de oportunidades de cadastro reserva distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Técnico: 10 vagas
- Analista: 1 vaga
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como foi o último concurso MPPB?
A última seleção foi realizada em 2015 e ofertou 105 vagas, além de oportunidades de cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista em diversas especialidades.
Na ocasião, a banca organizadora também foi a FCC (Fundação Carlos Chagas) e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas compostas de 60 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:
- Conhecimentos Gerais: 20 questões (peso 1)
- Conhecimentos Específicos: 40 questões (peso 3)
Atualmente, os aprovados fazem jus a salários iniciais no valor de R$ 4.798,16 para a carreira de Técnico e R$ 5.835,17 para o cargo de Analista.
Fundação Carlos Chagas (FCC): Qual o perfil da banca?
As provas da FCC apresentam dificuldade média, com itens de múltipla escolha que apresentam, normalmente, cinco alternativas e apenas uma resposta correta.
A banca não é conhecida por realizar pegadinhas e os enunciados costumam ser diretos. No entanto, é comum ver questões de jurisprudência, o que motiva questões mais longas e complexas.
Além disso, a FCC vem refinando seus processos para julgar além do conhecimento específico de determinado conteúdo, por isso, vem avaliando a capacidade de raciocínio e aplicação direta de conhecimentos em situações-exemplo.
Já na prova discursiva, são cobrados temas da atualidade e estudos de caso em concursos de nível superior, que focam nos conhecimentos específicos.
O que é cobrado nas disciplinas básicas?
- Língua Portuguesa:
- Interpretação de Texto;
- Pontuação;
- Sintaxe;
- Gramática.
- Informática:
- Aplicações práticas do conteúdo;
- Internet;
- Pacote Office.
- Contabilidade:
- Investimentos;
- Demonstrações de Fluxo de Caixa;
- Operações com Mercadorias.
- Direito:
- Lei Seca;
- Atos Administrativos, em Direito Administrativo;
- Benefícios e financiamento, em Direito Previdenciário;
- Crimes contra a administração pública, Teoria da Pena, Fato típico em Direito Penal;
- Direitos e garantias fundamentais, Administração Pública e Poder Legislativo em Direito Constitucional.
- Raciocínio Lógico:
- Conhecimentos de matemática relacionados.