Atenção concurseiros que aguardam o novo concurso do Ministério Público da União (MPU). A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou o adiamento do certame programado para 2017.
O motivo são as limitações da Emenda Constitucional 95/2017, que institui o novo regime fiscal.
“Dessa forma, ratificamos que a realização de novo certame para provimento de cargos do MPU ocorrerá de acordo com critérios de conveniência e oportunidade da Administração, não havendo previsão a ser informada no momento”, anunciou a nota do MPU.
Desta forma, as vagas só podem ser preenchidas se não causarem impacto financeiro aos cofres públicos.
Um ponto positivo para o novo certame trata-se do processo de seleção de remoção interna que já está finalizado. Com isso o órgão terá condições de definir o quantitativo de vagas e as localidades de lotação.
O concurso MPU já está autorizado e conta com comissão interna definida, lembrando que a última seleção (2013) terminou no dia 05 de agosto. O que significa que os preparativos para o novo certame já tiveram início.
Mais tempo para estudar!
A notícia pode parecer negativa, mas vale ressaltar que o concurso MPU está autorizado e vai acontecer em 2018. Portanto o adiamento serve como um tempo extra de preparo, uma vez que a concorrência será acirrada!
Vagas
A oferta de vagas será para os cargos de Técnico Administrativo (nível médio) e Analista em Direito (nível superior). A boa notícia é que o edital deverá trazer também vagas para o cargo de Técnico de Segurança Institucional e Transporte, cargo que exige nível médio completo e carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria D ou E.
» Compre agora a Apostila MPU Preparatória e parcele o pagamento SEM JUROS! «
Atribuição dos cargos e seleção de remoção interna
No dia 30 de agosto o órgão divulgou uma portaria que fixa as atribuições e os requisitos de investidura de cargos das Carreiras de Analista e Técnico do MPU. Isso significa que, a partir de agora os atuais ocupantes dos cargos de Analista do MPU/Apoio Jurídico/Direito, código AN020101, e de Técnico do MPU/Apoio Técnico Administrativo/Administração, código TC010101, passam a integrar, respectivamente, os cargos de Analista do MPU/Direito e Técnico do MPU/Administração.
Além disso, no dia 6 de setembro, foi divulgado o edital da seleção de remoção interna do órgão. Este é um passo importante para que o MPU defina a oferta de vagas do novo certame. Na seleção de remoção interna, os atuais servidores poderão mudar de local de trabalho, caso haja interesse. A conclusão da seleção está programada para o dia 15 de setembro, em seguida os preparativos para o novo concurso devem ser intensificados!
Déficit de pessoal
Atualmente o déficit de pessoal do MPU é de 1.626 servidores, sendo 481 Técnicos Administrativos e 1.145 Analistas em Direito.
A situação é grave porque sem um concurso válido, o MPU não pode contratar aprovados para suprir necessidades de pessoal. O que significa que o órgão deverá agilizar os preparativos do novo concurso.
Previsão Concurso MPU
O edital está programado para ser lançado ainda nos próximos meses. Por ora é aguardada a resolução das negociações para a assinatura do contrato do órgão com a banca. Ao que tudo indica, a escolhida será a empresa Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Contudo, outras instituições estão sendo procuradas, tais como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Outro ponto ainda a ser definido é quanto ao número de vagas que serão ofertadas na nova seleção. A oferta será direcionada para todos os estados e também o Distrito Federal.
A expectativa para o concurso MPU é a de contratação muito maior do que o número de vagas a serem anunciadas. Atualmente há um alto déficit de profissionais no órgão cerca de 1.700 cargos, sendo 1.200 Analistas e 500 Técnicos.
Salários Concurso MPU
A remuneração inicial para o Técnico Administrativo (nível médio) é de R$ 7.260,41. Já para Analista (superior) os vencimentos serão de R$ 11.345,90.
Além do salário os servidores farão jus a benefícios e gratificações.
Como será a prova Concurso MPU?
Com base no último certame, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e para o cargo de Analista houve também prova discursiva.
As provas objetivas para o cargo de Técnico, contemplou disciplinas de Português, Noções de Informática, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Legislação Aplicada ao MPU e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); e Conhecimentos Específicos.
Último concurso MPU
O último concurso, em 2013, abriu 25 vagas para Analistas e Técnicos. Foram registrados quase 300 mil inscritos, sendo a maior parte em busca de cargos de nível médio. A concorrência foi alta, mas foram convocados mais de 4 mil candidatos.
Para mais informações acesse a página do Concurso MPU
Há mais de 8 anos no mercado, a Nova Concursos , vem ajudando quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar e garantir sua vaga, conheça nossos materiais, acessando nosso site!
» Compre agora a Apostila MPU Preparatória e parcele o pagamento SEM JUROS! «