Concurso MPU tem comissão alterada para técnicos e analistas!

O concurso MPU alterou a comissão organizadora do novo certame que ofertará vagas para os cargos de Técnico e Analista.

Estudante escrevendo com lápis em um papel durante uma prova na sala de aula / Concurso MPU
Concurso MPU tem comissão alterada

O concurso MPU (Ministério Público da União) alterou a comissão organizadora do novo certame que ofertará vagas para os cargos de Técnico e Analista.

A Comissão Organizadora é um pilar fundamental no processo de realização de concursos públicos, sendo formada por servidores públicos designados para garantir que todas as etapas do certame sejam realizadas com transparência e eficiência.

A banca organizadora responsável pela organização do concurso MPU já foi contratada e espera-se que o edital do MPU seja divulgado até o mês de dezembro, com as provas agendadas para o primeiro trimestre de 2025.

Confira a nova comissão para o concurso MPU

O aguardado concurso do MPU nomeou uma nova comissão organizadora. A portaria que institui o grupo foi publicada nesta segunda-feira, 18 de novembro, no Diário Oficial da União.

A nova equipe, composta por 18 integrantes, será responsável por coordenar e acompanhar as próximas etapas do certame.

Entre os nomes destacados na portaria estão a subprocuradora-geral da República, Eliana Peres Torelly de Carvalho, que assume a presidência da comissão, e o procurador da República Paulo Roberto Sampaio Anchieta Santiago, designado como substituto:

  • Eliana Peres Torelly de Carvalho (presidente)
  • Paulo Roberto Sampaio Anchieta Santiago (substituto)
  • Denise Costa Recedive
  • Isabela Vidigal Braga Meneses
  • Leonardo da Silva Ramos
  • Ramon Silva Abdala
  • Djalma Leandro Junior
  • Attila Sik Junior Rodrigues
  • Marcos Ferreira dos Santos
  • Fernando Henrique Nakashoji
  • Gustavo Fonseca Gonçalves de Almeida
  • Isaac Anderson Oliveira de Almeida
  • Thiago Henrique Soares Costa
  • Juliano Giacomoni Brum
  • Michele Camargo Dias
  • Cristina Almeida Bueno e Silva Vilela
  • Renata Santiago Moreira Martinelli
  • Renata Godeiro Carlos Câmara

A coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Dra. Eliana Peres Torelly, declarou recentemente que o edital do concurso do MPU deve ser publicado ainda neste mês de novembro, ou no mais tardar, no início de dezembro.

O que faz a comissão organizadora de um concurso?

A Comissão Organizadora responsável por formular o projeto básico, a comissão detalha informações cruciais como cargos, requisitos, etapas, número de vagas e critérios de avaliação. Este projeto básico serve como uma “bússola” para a elaboração do edital, documento que regulamenta o concurso e assegura a isonomia entre os candidatos.

Além disso, a Comissão também supervisiona etapas específicas que exigem análise mais detalhada, como Provas Orais, Avaliação de Títulos, Prova de Tribuna e Entrevistas. Sua atuação se estende até a homologação do certame, assegurando a escolha dos candidatos mais qualificados para ocupar as posições ofertadas.

Em alguns órgãos, a Comissão Organizadora pode ser denominada Comissão Examinadora ou Grupo de Trabalho, variando conforme a estrutura administrativa.

[the_ad id=”230282″]

Edital MPU poderá ser publicado ainda em 2024

A coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Dra. Eliana Peres Torelly, também presidente da comissão organizadora, declarou recentemente que o edital deve ser publicado ainda neste mês de novembro, ou no mais tardar, no início de dezembro.

Vale destacar que a banca organizadora do novo concurso MPU, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada no dia 18 de outubro. Com a contratação da banca, o edital se torna iminente.

O concurso MPU oferecerá oportunidades para os cargos de Técnico e Analista Judiciário em diversas áreas de especialidade. Os salários iniciais previstos a partir de fevereiro de 2025 são de R$ 9.052,51 para o cargo de Técnico e de R$ 14.852,66 para Analista.

Além disso, as provas do Ministério Público da União serão aplicadas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

A proposta de organização apresentada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possível banca responsável pelo concurso, inclui as seguintes etapas: Provas Objetivas, Provas Discursivas (somente para Analista), Teste de Aptidão Física (somente para Técnico), Avaliação Médica (somente para Técnico) e Programa de Formação Profissional (somente para Técnico).

Confira aqui os concursos abertos em todo o país!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso MPU!