• Página Inicial
  • MPU: nível de escolaridade para Técnico é pauta de reunião!

MPU: nível de escolaridade para Técnico é pauta de reunião!

icone calendario 13 set 2024

O MPU (Ministério Público da União) discute o nível de escolaridade para o cargo de Técnico, que atualmente possui como exigência a formação superior.

Em breve, o Ministério Público da União publicará seu edital, com previsão para outubro e realização das provas em dezembro.

Ficou interessado(a) e quer ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso MPU? Acompanhe a nossa página e mantenha-se atualizado!

Concurso MPU mudará o nível de escolaridade para Técnico?

Na tarde da última quarta-feira, dia 11, sindicalistas se reuniram com o ministro Dias Toffoli para discutir a exigência de nível superior para Técnicos por meio do concurso do Ministério Público da União .

O encontro teve como pauta principal a defesa desse requisito para os cargos Técnicos da instituição, em meio à tramitação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7710, que questiona tal exigência.

Estiveram presentes na reunião o diretor executivo nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), Renato Cantoni, o representante da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas, e Soraia Lucena, representando a Federação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

Para os sindicalistas, a reunião foi estratégica para fortalecer o movimento em prol da manutenção do nível superior como requisito para os Técnicos do MPU.

Segundo o SindMPU, o encontro representou um grande avanço na defesa dos servidores, com pontos importantes de discussão estratégica, reafirmando o papel fundamental das competências e responsabilidades dos técnicos no exercício de suas funções.

Renato Cantoni destacou a importância dessa medida para o reconhecimento das atribuições dos servidores, ressaltando que a exigência de nível superior valoriza as atividades desempenhadas no âmbito do MPU, garantindo maior qualificação.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

No que a decisão do nível de escolaridade pode impactar?

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, iniciou com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) em que cita o risco de demora na concessão de medida cautelar, especialmente em função da frequência com que concursos públicos são realizados no Brasil.

Segundo Gonet, a incerteza sobre os requisitos para participação nos certos aspectos prejudica tanto a relação entre a Administração Pública e o cidadão quanto a organização interna do aparelho burocrático.

A próxima fase da decisão sobre o nível de escolaridade envolve uma análise das ADIs pelos ministros relatores do STF, seguida de um julgamento pelos ministros demais.

Caso o mérito da ação seja apreciado, há a possibilidade de que os pontos levantados por Gonet sejam considerados inconstitucionais.

Se isso acontecer, os concursos do Ministério Público da União e do Poder Judiciário da União podem ser diretamente impactados. Um dos principais efeitos seria a exigência de nível médio para o cargo de Técnico, revertendo a exigência de nível superior que foi inovadora em concursos anteriores.

Edital MPU é previsto para o outubro

O Ministério Público da União realizou nesta última semana a convocação dos aprovados no último concurso do órgão para os cargos de Analista e Técnico.

Esse mesmo concurso MPU 2018 terá o prazo de validade encerrado ainda neste mês, abrindo a expectativa de que a publicação do novo edital seja realizada conforme o cronograma previsto, ou seja, em outubro.

O mesmo cronograma do novo concurso ainda informa que as provas estão previstas para serem realizadas em dezembro e que para o cargo de Técnico do MPU na área de Segurança Institucional, o Teste de Aptidão Física e a Avaliação Médica devem ocorrer em março de 2025.

O número de vagas a serem ofertadas no certame ainda não foram divulgadas, mas a expectativa é de sejam destinadas para todas as áreas dos cargos de Técnico e Analista Judiciário

Por fim, o órgão que já possui a comissão formada, está em fase de escolha da banca organizadora e aguarda propostas das instituições.

Confira 7 motivos para estudar para o concurso MPU aqui  .

Quer ingressar no serviço público em 2024? Clique aqui e confira todos os concursos que estão abertos no Brasil!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias!

Saiba mais sobre o Concurso MPU 2024: publicado extrato de contrato com a FGV!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas