O MPF reforçou em suas redes sociais a publicação de um novo edital para o Concurso MPU (Ministério Público da União) este ano!
Na publicação, ao celebrar um novo ano que se inicia, o órgão reforça a realização da seleção para o provimento dos cargos de técnico e analista.
A expectativa é que o certame seja publicado antes do mês de abril.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Se quiser saber mais detalhes sobre o Concurso MPU, continue comigo.
Índice
Concurso MPU: um novo ano e um novo edital
Nesta segunda-feira, 1 de janeiro de 2025, o MPF (Ministério Público Federal), publicou em suas redes sociais mais uma confirmação sobre o Concurso MPU.
“O MPF deseja a todos um ano cheio de realizações incríveis!
E a perspectiva em 2025 é muito boa: vem aí o Concurso MPU, com oportunidades para analistas e técnicos iniciarem suas carreiras em um dos quatro ramos do MPU: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Preparem-se para fazer parte de uma história pela defesa dos direitos de todos!”
Confira a seguir a publicação:
Conforme destacado na publicação, as oportunidades serão para os cargos de técnico e analista.
Os aprovados no concurso MPU serão designados nos ramos do Ministério Público, como o MPF, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Os salários iniciais dos aprovados no Concurso MPU serão formados pela soma do vencimento básico com a Gratificação por Atividade do Ministério Público da União (GAMPU). Sendo para técnico R$8.529,64 e para analista, R$13.994,76.
A expectativa inicial era de que o edital do concurso do MPU fosse divulgado até o fim de 2024. No entanto, através de um comunicado oficial, o órgão confirmou que a seleção será lançada apenas em 2025.
Uma vez que a banca avaliadora já está contratada, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) sendo a responsável, o próximo passo consiste na divulgação do edital.
Etapas de avaliação
A FGV ficará encarregada de receber as inscrições e realizar as provas para os candidatos. A seleção da banca organizadora deste ano quebra a tradição de concursos do MPU, que anteriormente eram conduzidos pelo Cebraspe.
Por isso, os candidatos deverão estar bem atentos ao estilo de avaliação adotado pela nova banca.
A FGV apresentou as seguintes fases de seleção em sua proposta para a organização do concurso MPU:
- provas objetivas para todos os cargos;
- provas discursivas para todos os cargos (com exceção de técnico – Segurança Institucional);
- Teste de Aptidão Física (TAF) somente para técnico – Segurança Institucional;
- avaliação médica somente para técnico – Segurança Institucional;
- programa de formação profissional somente para técnico – Segurança Institucional.
As provas serão realizadas nas capitais dos 26 estados do Brasil, assim como no Distrito Federal.
A FGV já confirmou os detalhes das provas objetivas e discursivas em sua proposta. Confira:
- prova objetiva: 80 questões, sendo 30 questões de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos;
- prova discursiva: redação de até 30 linhas.
No processo seletivo para o cargo de Técnico de Segurança Institucional (Policial do MPU), serão avaliados o desempenho nos exercícios de barra fixa, flexão de braço, flexão abdominal e corrida.
Novo requisito no Concurso MPU
No final de 2024 foi publicada uma retificação que altera um dos requisitos mais importantes do Concurso MPU. Para a carreira de policial institucional que antes era necessário CNH nas categorias “D” ou “E”.
Agora, o candidato precisa possuir apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. Que é a mais comum entre os brasileiros.
O próximo edital do Concurso MPU para Técnico na área de Polícia Institucional terá, como critérios para contratação, os seguintes requisitos:
- Escolaridade: Ensino superior completo, em nível de graduação.
- Habilitação legal específica: Qualquer curso superior, devidamente reconhecido e aprovação, como etapa do concurso público, em curso na área de segurança com habilitação para manuseio e tiro com arma de fogo (Lei nº 12.694, de 24/7/2012); Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.
[/continue_lendo]Leia também: concursos abertos no Brasil[/continue_lendo]