Os preparativos do concurso MPU (Ministério Público da União) podem ser prorrogados por causa do Coronavírus, edital poderá ser divulgado no final do ano.
Preparativos do concurso MPU
Mediante a pandemia do Coronavírus, o Ministério Público da União pode prorrogar os preparativos do novo concurso MPU. Segundo informações do diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael, o edital deve ser divulgado apenas no final do ano.
Em seu canal no Youtube, o diretor explicou que o cronograma do certame deve ser revisto diante da orientação dos órgãos públicos de evitar aglomerações. Mais de 50 provas de concursos em todo o Brasil já foram adiadas ou suspensas em função do Coronavírus.
Isso porque, as aplicações dos exames reúnem diversos candidatos em uma mesma sala, sem que a distância entre eles seja segura. Dessa maneira, Gael acredita que o edital da seleção, previsto para agosto ou setembro, seja publicado apenas no final de 2020.
Índice
“É óbvio que o surto de Coronavírus vai afetar o cronograma do concurso MPU. Deve ter um atraso em todo o seu planejamento. O edital que estávamos prevendo para o início do segundo semestre deve sair mais para o final do ano”, informa o diretor executivo do SindMPU.
Ainda foi recomendado pelo diretor, que as pessoas usem o período de quarentena para colocar os estudos em dia. O Ministério da Saúde solicita para que as pessoas fiquem em casa, sempre que possível, para impedir o avanço da contaminação pelo vírus.
Antes das medias de combate ao Covid-19, no dia 09 de março, a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República informou que o concurso é o objeto de tratativas internas e que há, sim, um esforço para a realização do certame em 2020 para repor vagas em aberto.
Próximos passos do concurso MPU
A primeira etapa para abertura do concurso MPU é a formação da comissão organizadora, responsável pelos preparativos até a publicação do edital. O que inclui a definição da banca organizadora.
O número de vagas e os cargos ainda serão informados posteriormente. O concurso MPU tem como objetivo suprir a vacância de servidores no órgão, sobretudo as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.
O MPU já registra um déficit de 2.011 cargos de Técnicos e Analistas, conforme dados do Portal da Transparência. Esse quantitativo considera a vacância nos quatro ramos que compõem o MPU. Isto é, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
A princípio, a exceção é para os cargos de Técnico de Administração e Analista em Direito. Isso porque, foram ofertados no concurso de 2018 e ainda tem o resultado final válido.