Registrando mais de 720 cargos vagos, um novo concurso MRE (Ministério das Relações Exteriores) segue em pauta e deve sair em breve. Serão vagas para Oficial e Assistente!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso MRE: quando sai o edital?
É o que os concurseiros querem saber e até mesmo o Ministério das Relações Exteriores, que aguarda um novo concurso há anos.
Parece que, enfim, uma nova seleção poderá sair em breve, com previsão ainda para 2023. Isso porque está em pauta o aval para duas carreiras.
Assim, a informação foi confirmada pela secretária-geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, na última sexta-feira (3).
Ela revelou a informação durante reunião com representantes do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com a secretária, então, foi solicitada autorização de 50 vagas para Assistente de Chancelaria e 50 para Oficiais de Chancelaria.
Lembrando que a solicitação foi feita ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que deve responder em breve.
“Ainda não há edital publicado até o momento, e o Sinditamaraty aguarda atualizações sobre o andamento da autorização junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, disse o sindicato, anteriormente.
Requisitos, atribuições e salários dos dois cargos do concurso MRE
Portanto, mesmo que ainda seja apenas uma conversa inicial, é importante que os interessados se atentem quanto as informações da seleção.
Levando em consideração o último concurso, a carreira de Assistente exige o nível médio como escolaridade, enquanto a de Oficial exige o superior em qualquer área.
Além disso, o Assistente tem salários de R$ 4.642,71, inicialmente, enquanto o Oficial ganha R$ 9.330,06. Confira abaixo as atribuições:
- Oficial
- Atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.
- Assistente
- prestar apoio administrativo aos servidores da Carreira de Diplomata, abrangendo tarefas de secretariado, digitação, processamento de dados, inclusive de textos técnicos em idioma estrangeiro;
- executar serviços de apoio administrativo em tarefas peculiares ao Ministério das Relações Exteriores.
Como foi o último concurso MRE?
Portanto, o último concurso para Oficial foi publicado em 2015, ou seja, são 8 anos sem concursos. Na época foram ofertadas 60 vagas!
Vale destacar que as chances foram para atuação em Brasília, na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, primeiramente por dois anos.
Entretanto, após esse período, os selecionados prestaram atividades no exterior, com carga de 40 horas semanais.
Na época, a banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliou os inscritos por provas objetiva e discursiva, além de um curso de preparação. Nas provas foram 80 questões, sobre:
- Objetiva
- língua portuguesa – 20 questões
- língua inglesa – 20 questões
- noções de direito – 15 questões
- contabilidade – 15 questões
- raciocínio lógico – 15 questões
- Discursiva
- língua portuguesa
- língua inglesa
Já o último concurso para a carreira de Assistente ocorreu em 2008, com oferta de 100 vagas.
Atualmente, apenas 429 cargos estão ocupados no Ministério das Relações Exteriores, ou seja, 726 estão vagos, o que aumenta a pressão por novas contratações.
Concurso MRE: edital para diplomatas está autorizado
Enquanto aguarda autorização para os outros cargos, o MRE já tem autorização para lançar concurso para diplomatas.
Portanto, a portaria de autorização foi publicada na última segunda-feira, 6 de março.
Sendo assim, serão 30 vagas para ingresso no cargo na classe de terceiro-secretário, que exige nível superior de escolaridade.
A banca organizadora será o Instituto Rio Branco, que avaliará os inscritos concurso em três fases, todas de caráter eliminatório.
Ademais, a nomeação dos selecionados dependerá da disponibilidade orçamentária do Ministério do Planejamento.