Boa notícia, concurseiros! O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, anunciou que o governo fará concurso MTE em 2023 para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), técnicos de TI e servidores administrativos.
A declaração aconteceu durante uma cerimônia de posse, em São Paulo, nesta terça-feira, 25 de abril.
“Ainda bem que o governo está tendo a sensibilidade de atender a esta demanda. A nossa categoria conta com concurso”, disse Ana Palmira, delegada sindical da Sinait em São Paulo.
Apesar disso, o aval ainda não foi publicado. No entanto, ficamos na expectativa para que isso ocorra nos próximos dias.
- Confira: Apostila Carreiras – Administrativas
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Ministros já haviam confirmado novos concursos!
Vale lembrar que o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já havia confirmado a possível abertura do certame no segundo semestre deste ano.
“Eu tenho sugerido à ministra de Gestão que a gente pensasse em fazer o concurso ainda este ano, mesmo que não seja pra chamar neste ano, mas deixar preparado para o ano que vem. Evidentemente que isso tem que estar em sintonia com a retomada do crescimento da economia (…)”, explicou Luiz Marinho.
Posteriormente, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, informou que novos concursos para auditores seriam realizados.
Ela mencionou que a questão está sendo tratada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que é a responsável por autorizar os concursos federais na gestão do presidente Lula.
De acordo com Esther, a realização dos concursos está prevista no orçamento desse ano, tendo como objetivo priorizar o déficit de pessoal.
“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Esther Dweck ainda informou que até o final do ano, três blocos de concursos públicos serão anunciados para recomposição de pessoal.
Porém, até o momento só foi publicada a autorização para o concurso MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação) para o preenchimento de 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador.
Como foi o último concurso AFT?
A última seleção foi realizada em 2013 e ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor com salários iniciais no valor de R$ 14.280,00.
Vale lembrar que esse concurso aconteceu a 10 anos atrás, ou seja, desde então a remuneração sofreu alterações.
Os aprovados foram lotados nas unidades de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, DF, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Acre, Amazonas e Amapá.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.
Sendo assim, a prova objetiva foi composta de 220 questões acerca das disciplinas abaixo:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Direitos Humanos
- Administração Geral e Pública
- Noções de Informática
- Conhecimentos Específicos
Por outro lado, a prova discursiva consistiu em 3 questões discursivas acerca das disciplinas de Direitos Humanos e (ou) Economia do Trabalho e (ou) Direito Constitucional e (ou) Direito Administrativo e uma dissertação acerca de algum dos temas relacionados.
Além disso, a etapa exigiu um parecer técnico sobre os conteúdos de Gestão de Projetos e (ou) Direito do Trabalho e (ou) Segurança e Saúde no Trabalho e 3 situações problema.