O concurso Nacional Unificado teve 31.050 desistentes. O quantitativo foi divulgado nesta segunda-feira, 8 de julho, pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
As provas que seriam aplicadas no dia 5 de maio, foram adiadas para o dia 18 de agosto devido às fortes chuvas e ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Diante disso, os candidatos tiveram até o último domingo, 7 de julho para solicitar o reembolso da taxa de inscrição ou alteração do local de prova. Ao todo, 138 pessoas pediram a mudança.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Fique comigo e saiba mais sobre o concurso Nacional Unificado!
Índice
Concurso Nacional Unificado teve mais de 31 mil pedidos de reembolso
O número de solicitações representa 1,46% do total de inscritos em todo o país.
O pedido de reembolso foi permitido para todos os candidatos inscritos. Já a mudança de local de prova foi permitida apenas para candidatos com residência no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos com residência em outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul.
Segundo informações do MGI, o Governo Federal trabalha, juntamente com a Fundação Cesgranrio, para manter os locais de prova. Entretanto, os candidatos deverão consultar os locais novamente a partir do dia 7 de agosto, pela página do concurso.
Com o quantitativo de desistentes, a seleção segue com 2.083.358 concorrentes.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como serão as provas do concurso Nacional Unificado?
A aplicação das provas ocorrerá em dois turnos, nos seguintes horários:
turno matutino
- abertura dos portões: 7h30
- fechamento dos portões: 8h30
- início da aplicação: 9h
- término da aplicação: 11h30
- término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
- duração da prova: 2h30
turno vespertino
- abertura dos portões: 13h
- fechamento dos portões: 14h
- início da aplicação: 14h30
- término da aplicação: 18h
- término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
- duração da prova: 3h30
Na ocasião, os concorrentes dos blocos de nível superior (1 ao 7) responderão 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimentos específicos no período da manhã, enquanto os candidatos do bloco 8 responderão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
Já no período da tarde os concorrentes dos blocos de nível superior (1 ao 7), responderão 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os candidatos do bloco 8 resolverão mais 40 questões objetivas.
Clique aqui e confira o novo cronograma do concurso Nacional Unificado (CNU)!
CNU: Principais informações
O concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos” é uma proposta do Governo Federal que visa preencher as vagas autorizadas em 2023, por meio de uma única seleção.
São ofertadas 6.640 vagas para níveis médio e superior, em diferentes órgãos federais, com remunerações que podem chegar até R$22 mil, além dos benefícios.
As inscrições foram aceitas nos meses de janeiro e fevereiro.
Os concurseiros que realizarão as provas no dia 18 de agosto poderão garantir a aprovação com os cursos online do CNU.
As aulas foram organizadas por disciplina e assuntos, seguindo a mesma ordem do edital, para proporcionar uma preparação eficiente ao candidato.
Os professores são especializados e com ampla experiência em concursos públicos, garantindo um conteúdo de qualidade.
Venha com a gente e faça parte dos mais de 70 mil alunos aprovados pela Nova!
➡️ Bloco 8: Nível Intermediário (IBGE, FUNAI e MAPA)
➡️ Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
➡️ Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação
➡️ Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
➡️ Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor (AFT, AGU, FUNAI, MGI)
➡️ Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas