Deputados não aprovaram o projeto de lei que prorrogaria por mais dois anos o concurso PC AC, publicado em 2017 e que se encerrará em 2024. Veja detalhes!
- Confira: Plano de Estudos – Passo a Passo
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Validade do último concurso PC AC termina quando?
No próximo ano! Isto mesmo, pois ao que tudo indica, o concurso da Polícia Civil do Acre não vai ter a validade prorrogada novamente.
Os deputados estaduais votaram pelo veto ao Projeto de Lei (PL), que prorrogaria por mais dois anos a validade. A decisão saiu neste dia 23 de novembro!
Assim, a Assembleia Legislativa do Acre citou ue os vetos foram deliberados pela Comissão Especial, que analisou cada ponto proposto nos textos do PL e manteve o encerramento.
Lembrando que o concurso seria encerrado em setembro de 2023, mas a Casa aprovou a prorrogação por mais um ano.
“Ele vai resolver uma questão que poderia estar resolvida. Vamos dar oportunidade ao governador para que cumpra a promessa dele. Na primeira campanha, o governador assinou um documento prometendo que convocaria a todos, inclusive do cadastro de reserva. Tenho a consciência tranquila e a satisfação de ter lutado por esse cadastro de reserva”, afirmou o deputado Edvaldo Magalhães, na época.
Agora, até o presidente da comissão, deputado Pedro Longo (PDT), se mostrou favorável ao veto, afirmando ainda que não haverá prejuízos.
Por outro lado, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) comentou sobre a importância e da possibilidade de uma nova votação, após alterações no texto. Por enquanto, concurso valerá só até 2024!
Os candidatos poderão obter informações referentes ao concurso, por meio dos números (68) 3224-7010 / (68) 3224-0024 ou por meio do correio eletrônico [email protected]
E o novo concurso PC AC, vai sair quando?
É a pergunta que os concurseiros mais estão se fazendo! Mas, segundo a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Acre, não há previsão!
Mas, por meio de suas redes sociais, o governador Gladson Cameli chegou a confirmar que haverá seleção “em breve”, mas que as vagas ainda serão definidas.
Além disso, o delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes, informou que acredita que serão disponibilizadas oportunidades em todos os cargos da corporação.
“Temos necessidade de agentes de polícia, peritos, médicos legistas, escrivães e delegados. Estamos trabalhando com muita responsabilidade, junto à equipe de governo, para chegar a um consenso quanto ao número de vagas”, citou.
O que estudar para o concurso PC AC?
Portanto, os candidatos interessados no próximo concurso da Polícia Civil do Acre já podem começar a se preparar com base nas etapas avaliativas do último certame.
Lembrando que ele aconteceu em 2017, com 250 vagas para nível superior. E a banca organizadora foi o IBADE, que avaliou os candidatos em três etapas:
- 1ª etapa
- Prova Objetiva (eliminatório e classificatório);
- Prova Discursiva (eliminatório e classificatório);
- Prova de Títulos (classificatório).
- 2ª etapa
- Prova de Aptidão Física (eliminatório);
- Exame Psicotécnico (eliminatório);
- Prova Prática de Digitação apenas para Escrivão (eliminatório);
- Exame Médico e Toxicológico (eliminatório);
- Investigação Criminal e Social (eliminatório).
- 3ª etapa
- Curso de Formação (eliminatório e classificatório).
Assim, a prova objetiva contou com 100 questões para o cargo de Delegado e 80 questões para os demais cargos. Portanto, veja as disciplinas:
- Delegado
- Língua Portuguesa (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Informática (5);
- Direito Administrativo (10);
- Direito Civil (5);
- Direito Constitucional/Direitos Humanos (10);
- Direito Penal (2);
- Direito Processual Penal (20);
- Medicina Legal (5); e
- Legislação Penal e Processual (15).
- Demais cargos
- Língua Portuguesa (10);
- Noções de Informática (5);
- Raciocínio Lógico (5);
- Noções de Direito Administrativo (10);
- Noções de Direito Constitucional (10);
- Noções de Direito Penal (10);
- Noções de Direito Processual Penal (10);
- Legislação de Direito Penal e Processual Pena Especial (10);
- e Noções de Medicina Legal (10).
Além disso, entre os requisitos, os candidatos deveriam possuir, além do nível superior, um mínimo de 3 anos de atividade jurídica ou policial.
Por fim, as remunerações iniciais eram de R$15.378 para Delegado e R$3.007,78 para os demais cargos.