Novas notícias sobre o concurso PC AL. Após o cancelamento das provas por conta de fraude, irregularidades foram apontadas por um dos aprovados no processo seletivo. Entenda!
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Foram recentemente canceladas as etapas avaliativas do concurso da Polícia Civil de Alagoas, bem como de outros concursos da área de Segurança do estado, por conta de uma série de fraudes cometidas.
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Além disso, as avaliações dos concursos já possuem novas datas de aplicação, para que sejam refeitas. Confira todos os detalhes sobre o certame e seu cancelamento!
Concurso PC AL: irregularidades apontadas
Um dos candidatos que haviam sido aprovados no concurso PC AL solicitou acesso ao processo administrativo que levou ao cancelamento das etapas avaliativas da seleção.
Além disso, como resposta, a Secretaria de Planejamento informou que não possuía acesso ao Inquérito Policial, e que o cancelamento havia sido realizado por uma recomendação. O órgão que recomendou tal ato não foi nomeado.
Sendo assim, o que se conclui é que a recomendação não foi feita por parte da Polícia Civil do estado, visto que o Delegado havia informado anteriormente à imprensa que não possuía nenhuma relação com o cancelamento.
Portanto, a situação gerou confusão entre os candidatos do certame. Na publicação realizada por meio das redes sociais sobre o assunto, foram incorporadas as dúvidas geradas:
“[…] como a secretaria poderia cancelar o concurso sem acesso ao Inquérito; por qual razão não aguardaram o encerramento das investigações; por fim em que se baseou o ato cancelamento do concurso PC-AL?”
Outros concursos de Segurança foram cancelados
Inicialmente, as investigações sobre fraude aconteceram para o concurso da Polícia Militar do estado. No entanto, com os resultados descobriu-se que a série de crimes estava acontecendo também nos concursos PC AL e Bombeiros AL, de forma que todos foram cancelados.
“A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado”, disse a Seplag.
Além disso, as novas avaliações da PC AL já possuem uma data definida, sendo o dia 30 de janeiro de 2022, quando os candidatos deverão realizar uma vez mais as avaliações objetivas, que já haviam sido aplicadas no mês de agosto.
Vagas, cargos e remunerações
O concurso da Polícia Civil do Alagoas oferece 500 vagas de nível superior para os cargos de Escrivão e Agente de Polícia. Vale destacar que a organização da seleção acontece por parte do Cebraspe.
Além disso, as remunerações iniciais dos cargos possuem o valor de R$3.800. Os aprovados contarão com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Concurso PC AL: provas
O que se espera é que as etapas avaliativas do concurso PC AL sigam a mesma estrutura que possuíam antes do cancelamento das provas. Dessa forma, os candidatos deverão passar pelas seguintes fases:
- Provas objetivas e discursivas;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Prova prática de digitação;
- Avaliação médica das condições de saúde;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa;
- Curso de formação profissional.
Ademais, durante as provas objetivas a serem reaplicadas no dia 30 de janeiro de 2022, os inscritos deverão responder a 120 questões sobre as disciplinas abaixo:
Conhecimentos Básicos:
- Português
- Ética
- Direitos Humanos
- Informática
- Atualidades (discursiva)
Conhecimentos Específicos:
- Administrativo
- Constitucional
- Penal
- Processo Penal
- Legislação