Chegou a semana de aplicação das provas do concurso PC AL, que acontecerá no dia 29 de agosto; por isso, confira as recomendações. A seleção oferta 500 vagas para Agente e Escrivão de Polícia.
Concurso PC AL: provas se aproximando
As provas do concurso da Polícia Civil de Alagoas serão aplicadas no dia 29 de agosto, próximo domingo. Confira detalhes da aplicação:
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila concurso PC AL
- Adquira: Curso online concurso PC AL
Consulta ao local de prova
O candidato já pode acessar o endereço eletrônico para verificar o seu local de realização das provas, por meio de consulta individual.
“A cidade de provas escolhida pelo candidato no momento da inscrição poderá não ser a mesma onde o candidato realizará as provas, conforme disposto no subitem 1.3.1 do Edital nº 1 – PC/AL, de 27 de maio de 2021”, afirma a banca.
Os candidatos residentes de outros estados realizarão as provas mais pertos, segundo informações da organizadora.
Enquanto isso, os os candidatos residentes do Sergipe realizarão os exames em Aracaju e os que moram no Pernambuco, farão em Recife. Já em Alagoas, serão duas possibilidades de lotação: Maceió ou Arapiraca.
Como serão as provas?
As provas objetivas serão aplicadas no mesmo dia, para os dois cargos de Agente e Escrivão, durante o turno da tarde, às 13h. Serão 4h30 de aplicação.
Os candidatos terão que responder a 120 questões, que abrangerão as seguintes disciplinas:
- Português
- Ética
- Direitos Humanos
- Informática
- Atualidades (discursiva)
- Agente de polícia
- Administrativo
- Constitucional
- Penal
- Processo Penal
- Legislação
- Escrivão de polícia
- Administrativo
- Constitucional
- Penal
- Processo Penal
- Legislação
Recomendações
O Cebraspe anunciou as medidas de proteção à transmissão do coronavírus. Por isso, os candidatos ao concurso da PC de Alagoas deverão seguir as recomendações abaixo:
- comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas;
- armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
- permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
- submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação, observado o subitem 7.1.5 deste edital;
- observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros;
- observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas;
- verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada;
- submeter-se à pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
- permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
- manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
- submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.
Concurso PC AL: vagas e salários
Estão em oferta, 500 vagas para os cargos de Agente e Escrivão de Polícia, com salários que chegam a R$ 3.971,76, para uma jornada de 40h por semana.
Para Agente ainda é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B” ou superior, além de outros requisitos.
Enquanto para Escrivão é exigido também o curso de digitação e comprovação de conhecimentos de digitação e Informática, por meio da prova específica.