O Ministério Público do Amazonas (MPAM) reforçou que é necessário aumentar o número de policiais ativos por meio de concurso PC AM !
- Confira: Plano de Estudos Passo a Passo (Grátis)
No primeiro semestre de 2021 o MPAM já havia comentado sobre a necessidade de policiais civis no Amazonas e deu um prazo de um ano para a realização de novas seleções.
Na última sexta-feira, 2 de julho, o MP reiterou a carência de novos policiais após realizar uma vistoria nas unidades da Polícia Civil do Amazonas. Essa vistoria também foi realizada na Polícia Militar do Estado.
- Adquira: Curso Online Completo PC AM
Esse processo de inspeção foi iniciado no mês de junho e teve como objetivo identificar as deficiências e insuficiências, além de tentar entender melhor a estrutura da PC e da PM AM.
A promotora de Justiça, Christiane Dolzane Araújo, que responde pela 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, disse que
“A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal, que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás”.
O grande período de tempo sem concursos e a recorrente falta de funcionários preocupa o MPAM. Por isso, a reiteração sobre novas seleções foi feita.
O concurso PC AM é esperado desde 2018!
Os concursos da Polícia Civil e Militar do Amazonas estão sendo esperados desde 2018.
Naquele ano, a Segurança Pública chegou a abrir vagas para 1.300 contratações, porém os editais não foram publicados por questões orçamentárias.
No caso da Polícia Civil, oito cargos seriam ofertados e 424 vagas seriam preenchidas, caso o edital tivesse sido oficialmente publicado.
Já no caso da PM, 681 vagas seriam preenchidas e para os Bombeiros AM, 228 vagas foram autorizadas.
Em 2020, o governador Wilson Lima, comentou sobre os concursos e afirmou que esperava os editais da área de Segurança Pública ainda para o primeiro semestre de 2021, o que não aconteceu.
Veja o pronunciamento de Lima na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no ano passado:
“Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para PM e PC AM). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem (2021), ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado”.
O Amazonas passa por limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que tem dificultado a abertura de novos certames.