O edital para o concurso PC AM (Polícia Civil do Amazonas) deve ser publicado em breve. O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou a portaria que cria a comissão organizadora do certame. O documento deve ser publicado no Diário Oficial do Amazonas, nos próximos dias.
Além disso, o quantitativo de cargos e os salários também foram divulgados. Serão 362 vagas divididas nas carreiras de Delegado, Escrivão, Investigador e Perito. Também, todas elas requerem o nível superior.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Curso Online concurso PC AM
Além disso, com a comissão formada, os próximos passos são elaborar o Projeto Básico, contratar a banca organizadora, e então virá a publicação do edital. A realização deste concurso, se deve ao fato de uma série de ações por parte da Segurança Pública do Amazonas.
Ademais, os salários também foram divulgados. Serão ganhos de R$ 11.281,26 a R$ 20.449,05 e bonificações, dependendo do cargo escolhido. Ainda há chances de progressão na carreira, para o candidato aprovado no concurso.
Concurso PC AM havia sido exigido
A princípio, o Ministério Público do Amazonas (MP AM), por meio da 60º Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, reiterou a necessidade de um novo concurso público.
Desse modo, ainda no 1º semestre de 2021, o órgão chegou a recomendar que o concurso acontecesse dentro de 1 ano. A reiteração foi feita no último dia 2 de julho, após uma inspeção do MP em unidades da Polícia Civil e Militar do Amazonas.
“A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal, que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás” afirmou a Promotora de Justiça, Christiane Dolzany Araújo.
Além disso, a Promotora afirmou que o quantitativo de efetivo não atende às demandas da sociedade, e apresenta insuficiência.
Último concurso
O último edital publicado foi há 12 anos, em 2009. Na época, foram oferecidas 930 vagas ao todo, e a banca organizadora do concurso foi a Copec.
Nesse sentido, as oportunidades foram para os cargos de: Perito Legista, Odontolegista, Criminal, Escrivão, Investigador e Delegado.
A 1ª etapa do concurso consistiu em provas escritas, com as seguintes disciplinas cobradas:
- Português;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Atualidades;
- Direito Penal, Administrativo, Constitucional;
- Processo Penal;
- Legislação Especial;
- Medicina Legal;
- Direitos Humanos.
Ademais, a 2ª etapa do concurso submeteu os candidatos ao Teste de Aptidão Física. Uma das etapas mais importantes do certame. Veja abaixo quais foram os exercícios físicos cobrados:
- Corrida de 12 minutos;
- Barra Fixa;
- Impulsão Horizontal.