Ótima notícia! A delegada de Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito, afirmou que o edital do concurso PC BA sai ainda em 2021, neste segundo semestre. O governador da Bahia, Rui Barbosa, já havia anunciado a autorização do concurso.
Segundo Heloisa, há ainda uma expectativa da prova ser em 2021. No entanto, irá variar de acordo com a data de divulgação do edital, e dependente do tempo disponível também.
A delegada ainda reforça que as convocações dos aprovados serão feitas no 1º semestre de 2022. Além disso, remanescentes do concurso de 2018 também serão convocados.
- Adquira: Apostilas concurso PC BA
- Adquira: Cursos Online concurso PC BA
“Atenção, concurseiros! No segundo semestre deste ano, será aberto o edital para um novo concurso da Polícia Civil: serão mil vagas distribuídas entre delegados, escrivães e investigadores. A convocação será no primeiro semestre de 2022, conforme anunciou o governador @ruicostaoficial. Já para os remanescentes do concurso de 2018, a notícia também é positiva: todos serão convocados em breve. Estamos ansiosos pela chegada de vocês!” disse a delegada da PC BA.
Vagas para o concurso PC BA
A princípio, o governador Rui Costa anunciou, na última terça-feira, 13 de julho, a autorização de 1.000 vagas para o concurso público . São vagas para o nível superior, sendo distribuídas da seguinte forma:
- Agentes (800 vagas);
- Delegado (100 vagas);
- Escrivão (100 vagas).
Além disso, o aval para iniciar os preparativos já foi concedido à Saeb (Secretaria da Administração do Governo do estado da Bahia). O objetivo é mesmo que o edital saia ainda este ano.
Último concurso
O último edital do concurso foi publicado em 2018, e também ofertou 1.000 vagas. Porém as oportunidades foram para as carreiras de Investigador, Deelgado e Escrivão.
Além disso, o salário inicial varia de R$ 1.074,00 a R$ 4.374,00 de acordo com a função e o cargo desempenhado. Todos os candidatos passaram por 6 etapas, sendo elas: Provas Objetivas e Discursivas, Exames Biomédicos, Teste de Aptidão Física, Exame Psicotécnico, Prova de Títulos, Investigação Social.
O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, destacou a necessidade de um novo edital, para reposição de vacâncias.
“Aumentar e equilibrar o quadro de funcionários, uma vez que muitos policiais já estão em processo de aposentadoria ou foram contemplados com licença prêmio, além de preencher o número de vagas necessário para compor o efetivo imposto por lei” justificou Brito Filho.