O edital do concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia) deve ser publicado em breve. A informação vem do governador, Rui Costa. Porém, ainda não tem uma data específica.
Apesar disso, o governador já anunciou a autorização da última convocação para o concurso. Foram convocados 51 candidatos pelo governador. Ademais, o certame precisará de uma nova seleção para admitir novos Policiais.
Edital concurso PC BA
A princípio, o quantitativo de vagas do concurso público já está confirmado. Serão 1.000 vagas ofertadas ao todo para os cargos de Agente, Delegado e Escrivão. Todas as carreiras exigem o nível superior.
- Adquira: Apostilas concurso PC BA
- Adquira: Cursos Online concurso PC BA
O aval das vagas foi dada pelo próprio governador, na última semana. Rui Costa confirmou a decisão para a Saeb (Secretaria da Administração do Governo da Bahia) iniciar os preparativos.
“Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil” disse o governador.
Desse modo, o edital é iminente e pode sair a qualquer momento deste segundo semestre de 2021. A delegada da PC BA, Heloísa Brito, ainda tem a expectativa de que a prova seja em 2021 também.
Porém, vai depender do tempo de elaboração e divulgação do edital. Além disso, as convocações dos aprovados no concurso deve acontecer no começo de 2022.
“Atenção, concurseiros! No segundo semestre deste ano, será aberto o edital para um novo concurso da Polícia Civil: serão mil vagas distribuídas entre delegados, escrivães e investigadores. A convocação será no primeiro semestre de 2022, conforme anunciou o governador @ruicostaoficial. Já para os remanescentes do concurso de 2018, a notícia também é positiva: todos serão convocados em breve. Estamos ansiosos pela chegada de vocês!” declarou a Delegada.
Último concurso
Vale ressaltar também, que o último edital publicado foi em 2018, e teve a oferta de 1.000 vagas também. Foram vagas para o cargo de Investigador, Delegado e Escrivão.
Além disso, os salários iniciais da época variavam de R$ 1.074,00 a R$ 4.374,00. Dessa maneira, os valores devem ter sido reajustados.
Ademais, os candidatos foram submetidos a várias etapas, de caráter eliminatório e classificatório. Veja quais foram:
- Provas Objetivas e Discursivas;
- Exames Biomédicos;
- Teste de Aptidão Física;
- Exame Psicotécnico;
- Prova de Títulos;
- Investigação Social e de Conduta Pessoal.