Durante solenidade realizada nesta terça-feira, 31 de janeiro, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, reforçou que o primeiro edital de sua gestão será um novo concurso PC CE . Confira!
“O primeiro concurso deste governador será o da Polícia Civil do Estado do Ceará. Foi esse o meu compromisso e será isso o que farei. Tenho a absoluta compreensão da necessidade de reposição da força de Segurança.” – disse.
De acordo com ele, todas as corporações necessitam de reforço, além do serviço público como um todo.
“Nós precisamos repor aqueles que vão saindo e se afastando do serviço público“, disse ele, ressaltando que, no caso da Polícia Civil, é necessário aumentar o contingente. “É muito mais do que repor”, completa o governador.
A declaração foi realizada durante a posse do cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, comandado por Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha.
Dessa forma, o próximo passo será se reunir com a Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) para definir prazos e processos.
No entanto, o governador informou que antes de abrir um novo concurso, pretende convocar os aprovados da última seleção.
“Eu quero primeiro chamar os concursados da Polícia Civil e preparar um concurso para aumentar ainda mais o efetivo da Polícia Civil.”
- Confira: Curso Online Escrivão e Inspetor PC CE
- Confira: Apostila PC CE – Escrivão e Inspetor
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
MP solicita novo concurso!
De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará um novo concurso PC CE é necessário para o provimento de oportunidades em três cargos:
- Delegado
- Escrivão
- Inspetor
Dessa forma, o órgão solicitou a realização de um novo concurso, tendo como objetivo solucionar problemas de estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviço nas delegacias o estado.
Quais as atribuições?
São atribuições dos cargos:
Inspetor
- Executar os serviços de polícia judiciária e investigativa ou administrativa, sob a direção da autoridade policial ou do superior imediato, além de todas as atividades previstas em lei, inerentes ao exercício de seu cargo;
- Deter, apresentando à autoridade policial competente, quem quer que seja encontrado em flagrante delito;
- Emitir relatórios circunstanciados do curso das investigações; zelar pela manutenção da ordem pública em geral;
- Operar sistema de comunicação de rádio da Polícia Civil;
- Dirigir viatura policial ou a serviço da polícia judiciária;
- Cumprir, quando designado, mandados judiciais;
- Executar serviços de permanência e transporte de presos provisórios, sob custódia da Polícia Civil;
Escrivão
- Exercer atribuições relativas ao cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio à Autoridade Policial ou do superior imediato;
- Lavrar boletim de ocorrência;
- Fornecer certidão quando requerida;
- Cuidar dos serviços cartorários;
- Manter a guarda de objetos aprendidos nos autos;
- Lavrar termo de fiança;
- Manter em dia os livros cartorários, além de outras atribuições inerentes ao cargo, previstas em legislação específica, notadamente no Manual de Polícia Judiciária, editado pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social e Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará.
Como foi o último concurso PC CE?
O último concurso foi realizado em 2021 e ofertou 1.500 vagas, sendo 500 vagas imediatas e 1.000 oportunidades destinadas a formação de um cadastro reserva para os cargos de Inspetor e Escrivão.
Os candidatos foram avaliados através de provas objetivas e discursivas.
Sendo assim, a prova objetiva foi composta de 100 questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Informática: 10 questões
- Noções de Direito Penal: 20 questões
- Legislação Penal Extravagante: 10 questões
- Noções de Direito Processual Penal: 15 questões
- Noções de Direito Administrativo: 15 questões
- Legislação Específica: 05 questões
- Noções de Direito Constitucional: 15 questões
Por outro lado, a prova discursiva consistiu em 4 questões sobre tema constante do conteúdo programático de conhecimentos específicos.
Ao todo, foram registradas 100.413 candidaturas na seleção.