Chegou a hora de reforçar a segurança pública no Ceará! O tão aguardado edital do concurso PC CE está previsto para ser publicado nesta terça-feira, 15 de abril com nada menos que 500 vagas imediatas para o cargo de Oficial investigador, uma das novas carreiras da corporação.
Com salário inicial de R$ 6.732,71 e exigência de nível superior em qualquer área, o concurso PC CE promete atrair milhares de candidatos em busca de estabilidade, prestígio e a oportunidade de atuar na linha de frente do combate ao crime no estado.
O concurso PC CE é aguardado com grande expectativa desde a aprovação da lei que criou novos cargos e reestruturou as funções dentro da instituição. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a segurança da população e abre portas para quem sonha com uma carreira sólida, desafiadora e com impacto direto na sociedade.
Índice
Concurso PC CE: edital deve ser publicado nesta terça
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou por meio de suas redes sociais, que o edital do novo concurso PC CE será publicado oficialmente nesta terça-feira, dia 15 de abril de 2025.
Confira a seguir a publicação na íntegra:

O concurso PC CE trará 500 vagas imediatas para o cargo de oficial investigador, com remuneração inicial de R$ 6.732,71.
A publicação será feita no Diário Oficial do Estado (DOE) e também estará disponível no site da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Polícia Civil do Ceará (PC CE), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e no site da banca organizadora, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).
Inscrições devem começar em maio
As inscrições estarão abertas de 2 a 16 de maio de 2025, exclusivamente pelo site da Funece. A taxa de inscrição, o conteúdo programático, as etapas do concurso e os critérios de avaliação serão divulgados integralmente no edital.
“Considero esse novo concurso algo muito importante para o fortalecimento das nossas instituições de segurança, sempre buscando selecionar aquele ou aquela melhor qualificado para integrar a nossa polícia”, destacou o governador durante pronunciamento no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Leia também: Etapas do concurso PC CE confirmadas
Nova carreira na Polícia Civil
O cargo de oficial investigador de polícia é uma novidade na estrutura da PC CE. A carreira foi criada por meio de lei sancionada em dezembro de 2024, que unificou os antigos cargos de escrivão e inspetor. A medida faz parte da reestruturação da Lei Orgânica da Polícia Civil do Ceará para se adequar à Lei Geral das Polícias Civis.
Em 7 de abril deste ano, foi sancionada a lei que cria 358 novos cargos de oficial investigador, que se somam a 142 vagas já existentes, totalizando as 500 oportunidades ofertadas neste edital.
Além das vagas imediatas, o governador adiantou a intenção de formar cadastro de reserva com até mil candidatos.
“São 500 vagas, mas queremos chamar ainda mais. Isso vai depender da nossa disponibilidade financeira”, ressaltou Elmano.
Funções e formação
O oficial investigador será responsável por executar investigações policiais, diligências, ações de inteligência e apoio técnico aos delegados em inquéritos e operações. Para concorrer ao cargo, é necessário possuir nível superior completo em qualquer área de formação.
Durante o curso de formação, os aprovados passarão por mais de 700 horas/aula, com duração de quatro meses, ministradas pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).
“Os novos policiais irão fortalecer a capilaridade e o combate ao crime em todo o Ceará. A nossa Academia está plenamente preparada para receber você”, afirmou o diretor da Aesp, Leonardo Barreto.
Leia também: Concursos abertos no estado do Ceará
Autoridades destacam importância do certame
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, comemorou o anúncio do concurso da PC CE como uma ação estratégica para ampliar a presença do Estado na segurança pública.
“Gostaria de agradecer e parabenizar o nosso governador por mais essa decisão estratégica e política em investir na segurança pública. Estamos esperando vocês”, disse o secretário.
Também presente no anúncio, o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez, reforçou que a entrada de novos oficiais é fundamental para a eficiência da corporação.
“Esses futuros novos policiais serão bastante importantes para que possamos aumentar a nossa capacidade de realizar operações. Você que quer ser um policial civil, se inscreva, se prepare e venha fazer parte dessa instituição tão importante”.
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso PC CE!