Segundo o delegado geral da Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso, Mário Dermeval, estudos estão sendo feitos para que haja um novo concurso PC MT.
“Estamos finalizando um estudo para apresentação ao governo, fizemos diversos pedidos formais tanto nesta gestão, quanto na anterior, para que houvesse concurso para investigadores e escrivães e agora estamos apresentando o estudo final e acreditamos que tenhamos isto muito próximo”, disse Dermeval.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, de acordo com o delegado, as turmas da PC que tomaram posse nos anos de 2001, 2002 e 2003 podem pedir aposentadoria, e isso faz com que haja a necessidade e urgência de reposição dos cargos.
A expectativa de um novo concurso público, é da autorização de 2.000 vagas para Investigador de Polícia e Escrivão. O último certame aconteceu em 2013.
- Adquira: Cursos Online concurso PC MT
Concurso PC MT já estava previsto
Foram ofertadas 1.200 vagas em 2017, para o concurso PC MT. Entretanto, não houve publicação de autorização no Diário Oficial em 2018. Mas ainda assim, os processos para a realização do certame não aconteceram, a PC não contratou nem a banca organizadora.
Agora, em 2021, o Orçamento para o Mato Grosso, aprovada pela Assembleia Legislativa do estado, libera recursos financeiros para a realização de concursos na área pública.
Atenção! Conforme a Lei Complementar 173/2020 só poderão ser realizados concursos em 2021, os órgãos que fizerem uma reposição dos cargos vagos. Não podendo contratar servidores além disso.
Veja abaixo os editais que ainda podem ser lançados para preenchimentos de cargos vagos:
- Polícia Civil;
- Polícia Militar;
- Corpo de Bombeiros;
- Perícia.
Vagas do concurso PC MT
As ofertas poderão chegar até 2 mil vagas, conforme a falta de pessoal para os cargos. Para além disso, para ocupar o posto de Investigador ou Escrivão, o candidato precisará ter Nível Superior em qualquer área.
O Investigador requere ainda CNH nas categorias B, C ou D. Já para o Escrivão não é necessária a Carteira de Motorista.
A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 2.984,26. Mas, como esse valor é do último concurso em 2013, é grande a possibilidade de haver alteração.
Último Concurso
O último concurso público em 2013, teve edital organizado pela FUNCAB (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt) e tiveram oportunidades para Investigador e Escrivão.
O candidato que participou do concurso, pagou R$ 120,00 de taxa de inscrição. As lotações para os dois cargos foram espalhadas por todo o Mato Grosso.
Além disso, o concurso contou com 2 etapas, sendo a 1ª dividida em 6 fases diferentes, veja:
- Prova Objetiva e Prova de Digitação;
- Prova de Títulos;
- Exame de Saúde;
- Teste de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Investigação Social.
A 2ª etapa do concurso consistiu no Curso de Formação para os candidatos à Polícia Civil, ministrado pela Academia de Polícia Judiciária Civil.
Ademais, as provas objetivas tiveram 70 questões e foram cobrados para todos os cargos disciplinas de Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, veja as disciplinas abaixo:
- Língua Portuguesa;
- Ética e Filosofia;
- Atualidades;
- História e Geografia de Mato Grosso;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Organização e Estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Penal.