Foi aprovado o orçamento para a realização do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso). A previsão é que o edital oferte 2.632 vagas!
Realização do concurso PC MT
A Polícia Civil do Mato Grosso poderá em breve, contar um novo edital do seu concurso PC MT. Isso porque, o orçamento foi aprovado e a corporação poderá realizar o preenchimento de até 2.632 vagas.
No dia 06 de janeiro, a Assembleia Legislativa do Mato Grosso aprovou a emenda ao orçamento deste ano que garante recursos financeiros para a divulgação dos editais.
Dessa maneira, o governo do Mato Grosso poderá realizar até quatro novos concursos para a Segurança Pública em 2021, sendo eles:
- PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso);
- PM MT (Polícia Militar do Mato Grosso);
- Corpo de Bombeiros;
- Perícia.
Conforme a emenda, o orçamento disponível é para abertura de certames para a recomposição dos quadros. Mas, é importante destacar que a oferta será apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados.
Conforme a Lei Complementar 173/2020, só é possível realizar seleções este ano para reposição de cargos vagos. Na Polícia Civil, as vacâncias são de:
Polícia Civil 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegado, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.
Mas, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos . Isso porque, cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.
Além disso, vale destacar que a reserva no Orçamento não é uma certeza de que os certames serão realizados. Mas, já é um indício de que as seleções estão no radar do governo. No caso do concurso PC MT, as tratativas estão avançadas.
Concurso PC MT está previsto há três anos
Se o concurso PC MT sair do papel, será após mais de três anos de espera. O certame está previsto desde 2017, quando foi anunciado e confirmadas 1.200 vagas para os cargos de Escrivão e Investigador.
Além disso, no ano de 2018, o concurso PC MT foi autorizado. A informação foi confirmada por pela Secretaria de Segurança Pública, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.
Naquela época, estavam previstas 1.200 vagas, sendo 600 vagas para Escrivão e 600 vagas para Investigador. Entretanto, a seleção ainda precisava definir a banca organizadora.
Também em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar o concurso PC MT. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.