Um novo concurso PC PB está próximo de ser publicado, segundo o presidente da Adepdel, Sterferson Nogueira. Ele afirmou que o concurso já está em fase final de estudo. Ainda não há informações sobre cargos e vagas que deverão ser oferecidos.
A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel) e a equipe econômica do Governo da Paraíba se reuniram na última semana para discutir a decisão.
Concurso PC PB: Necessidade de reestruturação
O concurso pode ser publicado no ano em que a Polícia Civil do Estado completa 13 anos sem um novo edital. Para os atuais servidores, o governador João Azevêdo autorizou o estudo para identificar a viabilidade de um subsídio.
Entretanto, o reajuste salarial para a categoria deve ficar só para o próximo ano, em atendimento às regras da Lei nº 173/2020 , que proíbe reajustes durante o período de pandemia.
Segundo Sterferson Nogueira, presidente da associação, reajustes previstos em lei não foram cumpridos. Sendo assim, a associação pediu o reajuste de 10% para 2022, somando os 5% previstos para este ano e 5% do próximo ano.
“Tendo em vista que outras carreiras do Estado tiveram 31% de reajuste nós estamos em último lugar do país na remuneração dos delegados, e também dos policiais civis, precisaríamos de a médio prazo tentar resolver isso”, destacou.
A Adapdel vem alertando o Governo da Paraíba sobre a necessidade de reestruturação da Polícia Civil desde 2018. Inclusive, a associação chegou a entregar um estudo que já solicitava o cumprimento da Lei do subsídio e o novo concurso PC PB.
Os pontos destacados passarão por análise da Procuradoria Geral do Estado, que em breve deve dar o seu parecer sobre o caso.
Último Concurso PC PB
Realizado em 2008, o último concurso da Polícia Civil da Paraíba ofereceu 1.162 vagas, sendo 909 de nível superior e 252 de nível médio. As oportunidades de nível superior foram distribuídas por diversas carreiras e níveis. Confira a distribuição de vagas:
- Delegado – 33 vagas;
- Escrivão – 214 vagas;
- Agente – 569 vagas;
- Perito Criminal – 35 vagas;
- Perito Químico – 16 vagas;
- Perito Médico – 26 vagas;
- Perito Odontologista – 16 vagas;
- Papiloscopista – 05 vagas;
- Técnico em Perícia – 24 vagas;
- Necrotomista -24 vagas;
- Motorista – 200 vagas.
As provas foram realizadas em 7 de dezembro de 2008 e contou com 5 horas de duração, sendo no período da manhã para cargos de nível superior e no período da tarde para cargos de nível médio.
O concurso teve o Cebraspe como organizador e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e prova de títulos.