Concurso PC PR: Corporação informa sobre o período de inscrições e aplicação das provas!

PC PR

A Polícia Civil do Paraná informou sobre a possibilidade de reabertura das inscrições e a nova data das provas do concurso PC PR.

[btnnova href=”https://www.novaconcursos.com.br/concurso/pc-pr-policia-civil-parana/curso-online” class=”yellow” target=”true” content=”Curso Online Completo PC-PR” position=”center” promo-name=”link-produto”]

Inscrições e provas do concurso PC PR

No dia 27 de julho, a Polícia Militar do Paraná decidiu por reabrir a sua seleção. Por ter a mesma banca organizadora e também estar com o cronograma suspenso, a Polícia Civil do Paraná foi questionada sobre a possibilidade de reabrir as inscrições do seu concurso PC PR.

Em resposta, a corporação informou que não haverá reabertura das inscrições. Sobre a realização das provas, que seguem suspensas devido à pandemia da Covid-19, a instituição disse que ainda não há previsão de retorno.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!
[mauticform id=”262″ chamada=”Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil” titulo=”Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?” track=”form-noticias-policia-civil”]

Vale ressaltar, que uma reunião entre a PC PR e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), banca organizadora, está prevista para a segunda quinzena do mês de agosto. O intuito é definir um novo cronograma para o concurso.

As provas do concurso PC PR estão suspensas, mas é possível que as avaliações sejam remarcadas e realizadas no mês de janeiro de 2021.

Isso porque, conforme o calendário dos dois principais vestibulares do Paraná, as provas serão aplicadas somente em janeiro. Entre eles está o da Universidade Federal do Paraná (UFPR), banca organizadora do concurso PC PR.

No caso da UFPR, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou o adiamento do processo seletivo 2020/2021 para o dia 10 de janeiro. Já a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) trabalha para realizar o vestibular em 2021.

“A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL finaliza uma proposta de alteração do calendário e do formato do Vestibular 2021 em virtude da crise de saúde provocada pelo Coronavírus. A proposta prevê a realização do concurso em uma única fase, em data a ser agendada, a partir do final de janeiro do próximo ano”, informa o comunicado da Universidade de Londrina.

Sendo assim, existe a possibilidade que os concursos do Paraná também tenham suas provas remarcadas para o mês de janeiro de 2021.

No último comunicado em relação ao concurso PC PR 2020, foi esclarecido pela comissão organizadora que a convocação para as provas será feita com, no mínimo, um mês de antecedência, mesmo que o edital permita que a chamada seja feita até 03 dias antes da avaliação.

PC PR 1

Estrutura da prova do concurso PC PR

Os candidatos do certame da Polícia Civil do Paraná serão avaliados por meio de seis etapas. Todas essas fases serão realizadas na cidade de Curitiba/PR, sendo elas:

1ª Fase: Prova Preambular Objetiva (Conhecimentos Básicos), de caráter classificatório e eliminatório;

2ª Fase: Prova de Conhecimentos Específicos (com Prova Discursiva), de caráter classificatório e eliminatório;

3ª Fase: Prova de Títulos, de caráter classificatório;

4ª Fase: Prova de Higidez Física, de caráter eliminatório;

5ª Fase: Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório;

6ª Fase: Exame de Investigação de Conduta, de caráter eliminatório.

Para os cargos de Investigador e Papiloscopista, a prova objetiva será composta por 50 questões. Haverá também uma Redação, as disciplinas cobradas serão as seguintes:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Informática: 05 questões;
  • Raciocínio Lógico: 05 questões.

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Administrativo: 05 questões;
  • Noções de Direito Constitucional: 05 questões;
  • Noções de Direito Penal: 05 questões;
  • Noções de Direito Processual Penal: 05 questões;
  • Noções de Legislação Penal Especial: 05 questões;
  • Redação.

Já para a carreira de Delegado, o exame objetivo irá contar com 100 questões, mais uma prova discursiva. A estrutura da prova será a seguinte:

Prova Objetiva

  • Direito Administrativo: 15 questões;
  • Direito Constitucional: 15 questões;
  • Direito Penal: 15 questões;
  • Direito Processual Penal: 15 questões;
  • Legislação Penal Especial: 15 questões;
  • Criminologia: 05 questões;
  • Direito Civil: 05 questões;
  • Direito Humanos: 05 questões;
  • Informática: 05 questões;
  • Medicina Legal: 05 questões.

Conhecimentos Específicos

  • Prova Discursiva.

Serão considerados aprovados na prova objetiva, os candidatos que obtiverem no mínimo 60 pontos, em 100 pontos disputados. Somente serão convocados para a prova discursiva, os participantes classificados até a 850ª posição (ampla concorrência).