Procuradoria Geral do Estado e Conselho do Regime de Recuperação Fiscal são a favor das nomeações para o Concurso PC RJ.
O novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) já iniciou a elaboração de um edital para cada cargo, como confirmado pela Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Editais irão ofertar vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.
- Confira: Curso Grátis Polícia Civil RJ
Novidades para a PC RJ
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) e o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal são favoráveis para novas contratações na Polícia Civil. No total, sete pilotos policiais, aprovados no concurso PC RJ 2011, serão nomeados.
O prazo de validade do concurso estava suspenso em função da lei que reconheceu a calamidade financeira do Estado do Rio . Dessa maneira, as nomeações podem ser realizadas.
No entanto, para que as restrições impostas pelo Regime Fiscal sejam cumpridas, a corporação adotará medidas de compensação financeira.
As autorizações da PGE e do Conselho de Supervisão do RRF podem ser um sinal positivo para o novo concurso da Polícia Civil. Uma vez que os órgãos reguladores estão sensíveis à necessidade de servidores e à recomposição do efetivo.
A expectativa é para que na próxima semana, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deve divulgar novidades sobre o concurso da Polícia Civil. De acordo com informações, serão divulgadas as vagas dos sete novos editais.
- Adquira: Apostila Completa PC RJ
- Adquira: Curso Online Completo PC RJ
Em 2020 foi autorizada a abertura do novo concurso PC RJ, pelo governador Castro. A expectativa é que cerca de 864 aprovados sejam convocados durante o prazo de validade da seleção.
Entretanto, a oferta imediata será de 73 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Sendo eles: Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), Técnico de Necropsia (nível médio), Investigador (nível médio). Além de Inspetor (nível superior), Perito Legista (nível superior), Perito Criminal (nível superior) e Delegado (nível superior).
Conforme o governo do Estado, os editais devem ser publicados até o mês de junho. Os documentos já estão em elaboração. Será um edital para cada cargo autorizado.
O texto final dos documentos será avaliado pela Assessoria Jurídica da Polícia Civil, assim como pela Procuradoria Geral do Estado.
Devido a PGE ter se mostrado favorável à nomeação de novos pilotos policiais, a tendência é que também dê o aval para a realização do novo concurso e divulgação dos editais.
Requisitos dos cargos ofertados
- Auxiliar de Necropsia: Requisito de nível fundamental;
- Técnico de Necropsia: Requisito de nível médio;
- Delegado: Requisito de nível superior em Direito, com experiência de cinco anos de exercício na área criminal ou igual período de exercício no Judiciário ou nas Polícias estaduais ou federais;
- Inspetor: Requisito de nível superior;
- Investigador: Requisito de nível médio;
- Perito Criminal: nível superior em Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Economia, Ciências Contábeis ou Agronomia, dependendo da área específica;
- Perito Legista: Requisito de nível superior em Bioquímica/Farmácia, Medicina e Odontologia.