Após a autorização oficial, foi formada a comissão organizadora que será responsável pelo novo concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte). Edital irá ofertar 301 vagas!
Comissão organizadora do concurso PC RN
Está formada a comissão organizadora que será responsável pelos trâmites do novo concurso PC RN.
Será responsabilidade dos membros, a elaboração do projeto básico do edital e pela contratação da banca organizadora. No dia 17 de janeiro, foi recomendado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte a contratação da empresa que irá organizar a seleção.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!É priorizado no processo a dispensa de licitação, por considerar o modelo mais ágil. A recomendação foi feita por meio do 70° promotor de Justiça da Comarca de Natal, Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo.
Índice
Em suas considerações, é revelado pelo promotor a urgência pelo certame, avaliando a vacância de policiais. De acordo Azevedo, o efetivo atual é de 1.371 policiais (162 delegados, 185 escrivães e 1.024 agentes), o que representa 26,6% dos 5.150 cargos previstos em lei.
Ainda segundo o promotor, existem 130 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 13 estão próximos da saída compulsória por idade.
Último concurso PC RN
O último concurso PC RN teve seu edital publicado no ano de 2008. Na ocasião, foram ofertadas 438 vagas, sendo 107 vagas para Escrivão, 263 vagas para Agente e 68 vagas para Delegado. A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi o Cebraspe.
Os candidatos foram avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, avaliação física (exceto para o cargo de Escrivão), prova prática (Escrivão), exame psicotécnico e curso de formação.
A prova objetiva foi composta por 100 questões. Deste total, 30 questões foram de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades) e 70 questões de Conhecimentos Específicos.
Na prova discursiva, os participantes tiveram que redigir um texto (narrativo, descritivo ou dissertativo) de até 30 linhas. O tema poderia abordar qualquer área de conhecimento prevista no edital.