Atenção concurseiros! Ao todo, 400 aprovados no concurso PC RN serão convocados para o Curso de Formação que será promovido em junho. Assim, confira as convocações! São 301 vagas para nível superior!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso PC RN: confira as convocações e tudo sobre o curso
O Curso de Formação do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte acontecerá no mês de junho deste ano. Será entre 6 de junho e 31 de agosto.
- Adquira: Apostila Concurso PC RN
- Adquira: Curso Online PC RN
Assim, o edital de convocação foi publicado nesta quinta-feira (12), comprovando a promessa da governadora Fátima Bezerra, no número de convocados. Veja ele, aqui!
Portanto, foram chamados 300 aprovados no cargo de Agente de Polícia Civil Substituto, 50 Delegados e 50 Escrivães.
Vale lembrar ainda que o limite para chamamento ao final de todas as etapas é de três vezes o número de vagas ofertadas no certame (903).
Em relação aos ganhos, enquanto durar a participação no curso, os candidatos receberão uma bolsa no valor de 50% da parcela única da classe inicial do cargo a que concorreu.
Entretanto, é importante saber que para ser aprovado, além dos requisitos mínimos, será indispensável a todos o cumprimento da carga horária obrigatória mínima de 90%.
Número não é suficiente?
Para a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol RN) o número não será suficiente, ou seja, deveriam ser mais convocados.
“O número de policiais que serão chamados não representa nem de longe a atual necessidade da força”, disse.
Isso porque o déficit de servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte é de, aproximadamente, 75%. Entretanto, o número deve aumentar com as novas aposentadorias.
“De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1.385 policiais civis e, atualmente, conta com 1.279. Uma redução de 7,65%”, diz a categoria.
Sendo assim, o estado possui o menor efetivo da região Nordeste do país. além disso, no âmbito nacional ganha somente do Acre (778 policiais civis), Roraima (800) e Amapá (1.104).
“A situação ainda deve piorar bastante, visto que, atualmente, 146 servidores já estão aptos para a aposentadoria”, conclui a categoria.
Panorama Geral do Concurso
Ademais, o edital da Polícia Civil do Rio Grande do Norte ofertou 301 vagas imediatas no concurso de 2021.
Assim, o documento foi publicado no final de 2020 e tem as oportunidades distribuídas entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. Portanto, confira a distribuição:
- 47 vagas para Delegado
- 230 para Agente
- 24 para Escrivão.
Já os salários podem ultrapassar os R$ 16 mil, a depender do cargo que for pretendido pelo candidato.
Além disso, a banca FGV registrou 61 mil inscritos no certame, entretanto, cerca de 16 mil pessoas faltaram aos exames.
Por fim, além da Prova Objetiva e Discursiva, os candidatos passarão pelas etapas:
- Prova prática (apenas para o cargo de escrivão);
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório; e
- Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório.