Novas notícias para os candidatos do concurso PC RN . A recomendação do Ministério Público é a de que o concurso não seja anulado enquanto as investigações acerca de fraudes ocorrem.
As provas para o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte aconteceram no dia 11 de julho de 2021. No momento, o concurso passa por investigações, uma vez que diversas denúncias de fraude foram feitas.
- Adquira: Apostila Concurso PC RN
- Adquira: Curso Online Concurso PC RN
Nesta terça-feira, 24 de agosto de 2021, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte sugeriu que as avaliações fossem anuladas, e que novas provas fossem realizadas pelos candidatos.
Concurso PC RN: Entenda a polêmica
O concurso para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte oferece oportunidades para os cargos de Delegado, Escrivão e Agente. A primeira etapa avaliativa do processo seletivo ocorreu no dia 11 de julho.
No entanto, uma série de denúncias de fraude foram realizadas. Segundo informações divulgadas até o momento, um grupo esteve vendendo os gabaritos das avaliações, com o uso de pontos eletrônicos.
Além disso, um homem foi preso em flagrante enquanto utilizava um ponto eletrônico para ter acesso às respostas da prova.
O que pensa a DPE e o MP?
Diante do ocorrido, a recomendação dada pela DPE foi a de anular as provas realizadas e refazer a primeira etapa avaliativa do concurso público.
Já o Ministério Público acredita que o concurso deve manter o seu cronograma enquanto as investigações acontecem e novas informações são apuradas.
Segundo a nota publicada pelo órgão, o presidente da Comissão Especial do Concurso Público terá 10 dias para fazer o seu pronunciamento e revelar as providências a serem tomadas.
Até então, a Polícia Civil e o Ministério Público do estado seguirão investigando falhas na segurança, atuação criminosa por meio de pontos eletrônicos e devassamento de envelopes de provas.
Concurso PC RN: vagas, cargos e remunerações
O concurso PC RN oferece 301 vagas para nível superior distribuídas entre os cargos de Delegado, Escrivão e Agente. A divisão acontece da seguinte maneira:
- Delegado de Polícia Civil Substituto – 47 vagas;
- Agente de Polícia Civil Substituto – 230 vagas;
- Escrivão de Polícia Civil Substituto – 24 vagas.
Para o cargo de Delegado, é necessário que o candidato possua nível superior em Direito. Para os demais cargos, só é exigida a comprovação da formação em nível superior.
A remuneração para a carreira de Delegado conta com um valor de R$16.670,59. Para os cargos de Agente e Escrivão, o valor é de R$4.731,91.
Quais serão as etapas avaliativas do concurso?
Os candidatos do concurso para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte passarão por diversas etapas avaliativas.
A primeira delas já aconteceu, uma vez que a prova objetiva para os cargos de Agente e Escrivão foram realizadas no dia 11 de julho, enquanto que para a carreira de Delegado foram aplicadas no dia 18 de julho.
Confira as demais etapas a serem enfrentadas pelos candidatos, a depender do cargo escolhido:
Delegado e Agente
- Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- Habilitação em Curso de Formação Específico, promovido pela Academia de Polícia Civil ou Órgão oficial congênere.
Escrivão
- Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Prática de Operador de Micro, de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório;
- Habilitação em Curso de Formação Específico, promovido pela Academia de Polícia Civil ou Órgão oficial congênere.