Atenção concurseiros! Estão confirmadas as provas do concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte) para aplicação em Natal. Entretanto, a banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas (FGV) recomendou que os candidatos aguardem a divulgação oficial dos locais de provas.
- Confira: Guia Definitivo FGV (Grátis)
Concurso PC RN: locais de prova serão divulgados dias antes
Os concurseiros inscritos no concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte conhecerão os locais de prova, cinco dias antes da aplicação, segundo a banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas (FGV).
- Adquira: Apostila Completa PC RN
- Adquira: Curso online completo PC RN
Os exames estão marcados para acontecer em duas datas, sendo dia 11 de julho para os cargos de Agente e Escrivão e 18 de julho para o cargo de Delegado.
Segundo comunicado da banca organizadora, as provas estão confirmadas para Natal, capital do Estado. Entretanto, caso o número de inscritos se exceda, é possível que haja realocação de candidatos para exames em cidades próximas.
A informação foi confirmada no último dia 06 de junho, por meio de comunicado. Já no dia 08, a empresa reforçou que não há mais informações até o momento, sobre alteração nos locais de aplicação das provas objetivas.
A empresa afirmou ainda que não irá assumir qualquer responsabilidade quanto ao deslocamento e à hospedagem de candidatos e recomendou que os mesmos aguardem a divulgação oficial dos locais de provas do concurso.
Os inscritos poderão acompanhar as divulgações no site para ter conhecimento de todos os atos pertinentes ao certame.
Provas foram remarcadas
Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte , Fátima Bezerra, anunciou as novas datas concurso, em julho, após cancelamento das primeiras datas.
Vale ressaltar que a seleção estava suspensa desde fevereiro devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.
“A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte comunicam que a prova escrita objetiva e a prova escrita discursiva para os cargos de AGENTE E ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO serão realizadas no dia 11 de julho de 2021, conforme itens 8.1 e 9.3 do edital de abertura e a prova escrita objetiva e a prova escrita discursiva para o cargo de DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO serão realizadas no dia 18 de julho de 2021 , conforme itens 8.2 e 9.4 do edital de abertura”, afirmou também a banca em comunicado.
As provas só serão novamente suspensas caso o índice de mortes e internações por Covid-19 piorem no estado. Isso porque uma lei foi aprovada, recentemente, para garantir o andamento da seleção.
Conforme consta na Lei nº 10.857, não podem ser suspensos:
- “concursos públicos que tenham sua tramitação autorizada por determinação judicial, ou decorrente de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou Termo de Ajustamento de Gestão (TAG)”; e
- “concursos nas áreas de educação, saúde e segurança pública”.
Concurso PC RN: vagas e salários
O concurso está ofertando 301 vagas de caráter imediato, com exigência do nível superior. Vale ressaltar que para Delegado é necessário ter graduação em Direito.
As oportunidades são para os seguintes cargos: 47 vagas para Delegado, 230 para Agente e 24 para Escrivão.
Os salários para as carreiras de Agente e Escrivão têm o valor de R$ 4.731,91. Já a remuneração para o cargo de Delegado, é de R$ 16.670,59.
Quais serão as etapas do concurso PC RN?
Os candidatos ao concurso PC RN serão submetidos a quatro etapas de seleção, sendo:
- provas objetivas e discursivas;
- avaliação física (exceto para o cargo de escrivão) ou prova prática (somente para o escrivão);
- exame psicotécnico; e curso de Formação.
A prova objetiva contará com 100 questões, que serão distribuídas com as seguintes disciplinas:
- Agente e escrivão
- Língua Portuguesa (20 perguntas);
- Raciocínio Lógico-Matemático (10);
- Noções de Informática (10);
- Noções de Administração (10);
- Noções de Contabilidade (10);
- Noções de Direito Constitucional (10);
- Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Extravagante (15);
- Noções de Direito Administrativo (10); e
- Noções de Medicina Legal (05).
- Delegado
- Direito Constitucional (15);
- Direito Penal (15);
- Direito Processual Penal (15);
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante (15);
- Direito Administrativo (15);
- Direito Financeiro e Tributário (05);
- Direito Ambiental (05);
- Medicina Legal (05);
- Criminalística (05); e
- Criminologia (05).
Vale ressaltar que o prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério da Polícia Civil.