A data das provas do concurso PC RN podem ser divulgadas ainda em maio. A Adepol RN (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte) cobra para que o concurso, que estava suspenso desde fevereiro, seja retomado o quanto antes.
A informação da possível divulgação veio das redes sociais da própria Adepol, nessa quinta-feira, 20 de maio.
Em reunião com o Consepol (Conselho Superior de Polícia), a entidade conseguiu aprovação da reorganização da PC RN. E nesta sexta-feira, 21 devem se reunir a Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública), para definir a remarcação das provas.
- Adquira: Apostilas concurso PC RN
- Adquira: Curso Online concurso PC RN
Em resumo, o certame estava suspenso desde fevereiro, por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus.
No entanto, no dia 10 de maio, a delegada-geral PC RN, Ana Cláudia Saraiva, afirmou a retomada do concurso para o segundo semestre.
Isso porque os quadros de pessoal precisam ser repostos com urgência, segundo a Associação, são apenas 25,26% dos efetivos na Polícia Civil atualmente.
“O Rio Grande do Norte deveria ter 5.150 homens e mulheres nas delegacias e departamentos, mas atualmente esse número é de 1.301” afirmou a Adepol.
Além disso, são previstas mais 142 aposentadorias na instituição para 2021, e o deficit vai aumentar.
“Enquanto isso, o crime organizado arregimenta novos integrantes todos os dias, cada vez mais jovens, com armamentos cada vez mais pesados. É um combate desigual e desumano. Tentamos fazer nosso trabalho bem feito, mas está ficando cada vez mais complicado” a presidente da Adepol RN, delegada Tais Aires, chama a atenção para a urgência de reposição de pessoal.
Edital do concurso PC RN
Se as provas forem mesmo remarcadas, só seriam novamente suspensas caso o número de contaminados pela Covid-19 piorasse muito. A Lei nº 10.857 garante o prosseguimento do concurso público .
São ofertadas 301 vagas para a carreira de Agente, Escrivão e Delegado da PC. As vagas são divididas da seguinte maneira:
- Delegado – 47 vagas;
- Agente – 230 vagas;
- Escrivão – 24 vagas.
É exigido o nível superior dos candidatos, e será organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Para o caso de Delegado, é exigido o nível superior em Direito. E para todos os cargos é requisito a CNH na categoria B.
O salário inicial para cada carreira é diferente, sendo para Escrivão e Agente R$ 4.731,91 e para Delegado R$ 16.670,59.
Etapas do concurso
Os candidatos passarão por 4 etapas no concurso , sendo elas: Provas Objetivas e Discursivas, Avaliação Física (exceto para Escrivão), Exame Psicotécnico, Prova Prática (somente para Escrivão) e o Curso de Formação.
Da prova objetiva, contará com 100 questões, divididas nas seguintes disciplinas para os cargos:
Agente e Escrivão de Polícia
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Matemático;
- Noções de Informática, Administração, Contabilidade, Medicina Legal;
- Noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Administrativo;
- Legislação Extravagante.
Delegado
- Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Administrativo, Financeiro e Tributário;
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
- Medicina Legal;
- Criminalística;
- Criminologia.
De acordo com o edital, a prova discursiva será feita no mesmo dia que a objetiva.
Muita atenção! Os candidatos que estejam participando simultaneamente para o cargo de Escrivão e Delegado, deverão a partir da aprovação na prova discursiva, optar pela carreira que desejam seguir concorrendo.