Uma boa notícia aos concurseiros! Um aval, em acordo com a Lei 10.857/2021, garante a retomada do concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte).
A lei foi publicada nesta terça-feira, 23 de março, alterando a lei anterior que suspendeu os prazos de seleções do Estado, por conta da pandemia da Covid-19.
Concurso PC RN: suspensão e retomada
O documento afirma que a partir da data de sua publicação, os certames que tenham sua tramitação autorizada por determinação judicial e os destinados às áreas de educação, saúde e segurança pública poderão ser realizados.
- Adquira: Apostila concurso PC RN
- Adquira: Curso Complete concurso PC RN
A autorização da determinação judicial, entretanto, é decorrente de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).
Sendo assim, nos próximos dias, a chance do concurso PC RN ganhar novo cronograma, aumenta. A Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol) já havia informado, por meio das redes sociais, que o Projeto de Lei corria pela Assembleia Legislativa desde final de fevereiro.
Ainda em fevereiro, no dia 22, os concurseiros foram surpreendidos com a suspensão das provas do concurso, que aconteceriam nos dias 7 e 14 de março. A decisão foi tomada, em comum acordo, devido ao aumento do número de casos de Coronavírus no país e no estado.
Na época, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte chegou a emitir uma nota sobre a decisão, confira:
“A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informa que, após reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22), a Comissão Especial do Concurso Público da Polícia Civil decidiu por unanimidade pelo adiamento das provas, aprazadas para os dias 07 e 14 de março, em face do agravamento dos indicadores da pandemia, conforme dados estatísticos e análise por parte do Comitê de Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública. A Comissão continuará vigilante e atenta à mudança dos fatos ensejadores da decisão atual, para que, tão logo a situação da pandemia seja estabilizada no estado, o processo seletivo tenha prosseguimento, o qual é do total interesse da Polícia Civil”, afirmou a nota em fevereiro.
Concurso PC RN: cargos e salários
Segundo a banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram 61 mil candidatos inscritos na seleção, que irão disputar um dos três cargos previstos no edital do órgão. Desses, 32.239 para Agente, 24.079 para Delegado e 4.724 para Escrivão.
Serão ofertadas 301 vagas, divididas entre as carreiras de Delegado (47), Agente (230) e Escrivão (24). Todos os cargos exigem formação em nível superior e os salários iniciais chegam ao valor de R$ 16.670,95.
Provas do concurso PC RN
Para o certame, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas; avaliação física (exceto para o cargo de Escrivão) ou prova prática (somente para o Escrivão); exame psicotécnico; e curso de Formação.
Assim, a avaliação objetiva será composta por 100 questões, envolvendo as seguintes disciplinas:
Agente e Escrivão
- Língua Portuguesa (20 perguntas);
- Raciocínio Lógico-Matemático (10);
- Noções de Informática (10);
- Noções de Administração (10);
- Noções de Contabilidade (10);
- Noções de Direito Constitucional (10);
- Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Extravagante (15);
- Noções de Direito Administrativo (10); e
- Noções de Medicina Legal (5).
Delegado
- Direito Constitucional (15);
- Direito Penal (15);
- Direito Processual Penal (15);
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante (15);
- Direito Administrativo (15);
- Direito Financeiro e Tributário (5);
- Direito Ambiental (5);
- Medicina Legal (5);
- Criminalística (5); e
- Criminologia (5).