Ótima notícia! Os trâmites para a escolha da banca organizadora do concurso PC RO já começaram. A definição da banca é a última etapa para a publicação do edital.
Conforme informações, 2 bancas já manifestaram o interesse no concurso, ainda no primeiro semestre de 2021. É o Instituto AOCP e o IBGP. O Cebraspe também enviou um documento no mesmo período, mas não é confirmado se é mesmo para o concurso PC RO.
- Adquira: Cursos Online concurso PC RO
Além disso, a Polícia Civil de Rondônia espera que o edital seja publicado ainda este ano. São 379 vagas imediatas e cadastros reservas nas carreiras de: Delegado, Médico Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista e Técnico em Necropsia.
Ademais, para ingressar no processo seletivo, é necessário que o candidato possua nível superior completo. A jornada de trabalho é de 40h semanais, com dedicação exclusiva.
Dicas do concurso PC RO
A princípio, o próprio Diretor-Geral da PC RO, Samir Fouad Abboud, sugeriu dicas para os futuros candidatos do concurso , sendo uma delas buscar por editais antigos e estudá-los.
O Diretor-Geral ainda falou sobre os candidatos procurarem cursos preparatórios para carreira policial, e se prepararem fisicamente. Pois o concurso exige muita dedicação e esforço.
“Ser policial é um sacerdócio, é uma profissão muito dinâmica, para a qual o policial civil deve ser vocacionado para o desempenho, exige capacidade e iniciativa, responsabilidade, comprometimento com o trabalho a ser realizado, controle emocional, visto que a missão do policial é cumprir a lei e promover a justiça social, muitas vezes colocando sua vida em risco para proteger a sociedade” reforçou o Diretor.
Etapas do concurso PC RO
Em primeiro lugar, é importante analisar os últimos dois editais que saíram, em 2009 e 2014. Os candidatos foram avaliados por meio de provas, exames de títulos e curso de formação profissional.
Também houve o Teste de Aptidão Física, e o cargo de Delegado e Médico Legista passaram por uma prova oral.
Ainda, conforme a PC RO, as promoções da atividade da instituição, ocorre em quatro anos de efetivo exercício, com critério de antiguidade (tempo efetivo) e merecimento (demonstração positiva do trabalho).
Último concurso
O último edital foi lançado em 2014, na época, foram ofertadas 144 vagas imediatas. As oportunidades foram para cargos de nível médio e superior, com salários que variavam de R$ 3.332,46 a R$ 11.213,14.
A organização do concurso público ficou por conta da Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt). Foram ofertados diversos cargos e os candidatos foram avaliados em várias etapas.
As etapas foram: Prova Objetiva e Discursiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação de Títulos, Prova Oral, Teste de Digitação e Curso de Formação. Na prova objetiva, foram cobradas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Conhecimento Regional;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos Específicos.