Últimos ajustes para a publicação do concurso PC RR estão sendo realizados. Ainda assim, são previstas 175 oportunidades entre diversas carreiras.
Contudo, vale lembrar que em 2018, a PC RR abriu um concurso com 330 vagas. Porém, em função da crise financeira no Estado, a seleção acabou cancelada.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Visão geral do concurso PC RR
Como dito anteriormente, a comissão organizadora do próximo concurso para a Polícia Civil de Roraima segue a todo vapor para publicar o edital o quanto antes.
Isso porque, após o cancelamento da seleção de 2018, a necessidade de um novo concurso cresce a cada dia. Mesmo que a oferta seja de 175 oportunidades, o déficit da corporação é maior que isso.
Anteriormente, em 2021 a corporação resolveu recomeçar os trâmites para um novo edital. No dia 15 de dezembro, o Conselho Superior da Polícia Civil de Roraima aprovou, por unanimidade, a proposta de realização do concurso público.
Nesse sentido, uma nova comissão organizadora foi formada para dar continuidade aos preparativos do edital. A composição do grupo foi publicada no Diário Oficial.
Sendo assim, conheça cada um dos membros do grupo:
- Jimmy Santana de Carvalho Segundo, delegado de Polícia Civil, Classe Especial (presidente);
- Eric Silva Pereira, delegado de Polícia Civil, Classe Especial;
- Wesley Costa de Oliveira, delegado de Polícia Civil, Classe Especial; e
- Humberto Augusto Cardoso de Miranda, representando a Secretaria da Gestão Estratégica e Administração – SEGAD.
Além disso, o documento publicado e assinado por Herbert de Amorim Cardoso, delegado-geral da Polícia Civil de Roraima, comunica também que para o cargo de Delegado participará da comissão, ainda, o advogado Francisco Salismar Oliveira de Souza, indicado pela OAB Roraima.
Vunesp é a organizadora do concurso
Por fim, é importante mencionar que a Fundação Vunesp foi confirmada como organizadora do concurso. Ela também era a banca da seleção cancelada em 2018.
Dessa forma, o Conselho Superior da corporação foi favorável à manutenção do contrato celebrado com a banca há quatro anos.
“A Vunesp será responsável pela organização e execução das fases do concurso público, exceto o Curso de Formação Profissional e a Investigação Social, que serão organizados pela Polícia Civil”, disse o Delegado Jimmy Santana.
Nesse sentido, a tendência é que a Polícia Civil de Roraima mantenha a mesma estrutura de provas do concurso de 2018. Na ocasião, os candidatos seriam avaliados por nove etapas, sendo as primeiras:
- Prova objetiva – aplicada para todos os cargos, com questões de conhecimentos gerais e específicos.
- Avaliação discursiva – apenas para a carreira de delegado (classe substituta) e contaria com duas questões de estudo de caso e uma peça processual, abrangendo conhecimentos específicos.
- Avaliação discursiva para os demais cargos – essa etapa consistiria em uma redação e o candidato deveria produzir uma dissertação em prosa, a partir da leitura de textos auxiliares.
Já as demais fases seriam:
- Avaliação psicológica;
- Exames médicos;
- Teste de aptidão física, para as carreiras de delegado e agente;
- Prova oral para delegado;
- Análise de títulos, para os cargos de médico legista, odontolegista, delegado e perito criminal; e
- Investigação social para todos os cargos.
Em suma, os classificados ainda realizariam um curso de formação profissional, com duração de seis meses e carga horária mínima de 960 horas/aula.