Os concurseiros que aguardam o concurso PC RR já podem começar a se preparar! Uma reunião entre as autoridades foi realizada para tratar do concurso, bem como da reestruturação da carreira.
Se reuniram recentemente o Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol RR), o governador do estado e deputados para discutir sobre o novo concurso da Polícia Civil de Roraima, além de debater a reestruturação do cargo.
Além disso, não foram divulgadas maiores informações acerca de tal reestruturação, mas o governador Antônio Denarium já havia declarado anteriormente que os candidatos podem começar a se preparar, uma vez que o previsto é que o edital saia ainda este ano.
Concurso PC RR: detalhes
A autorização do novo concurso PC RR aconteceu no mês de julho, anunciada por Antônio Denarium durante a comemoração dos 13 anos da Polícia Civil do estado:
“Eu autorizei a realização do novo concurso após solicitação do delegado geral. Em breve, iremos apresentar o edital, enquanto isso estudem bastante”, disse.
Ademais, uma comissão organizadora já está formada para cuidar dos trâmites do processo seletivo. Dessa forma, o próximo passo é o processo de escolha e contratação da banca, para que pouco tempo após isso o edital possa ser publicado.
Além disso, ainda não foram reveladas muitas informações acerca da nova seleção, mas o que se espera é que cerca de 330 vagas sejam oferecidas, valor ofertado pelo último edital.
Último concurso PC RR
O último concurso da Polícia Civil de Roraima aconteceu em 2018, quando foram oferecidas 330 vagas de níveis médio e superior, sob a organização da Fundação Vunesp. A distribuição das oportunidades entre os cargos ofertados era a seguinte:
- Delegado (35 vagas);
- Médico Legista (6 vagas);
- Odontolegista (2 vagas);
- Perito Criminal em diversas áreas (14 vagas);
- Escrivão (120 vagas);
- Agente (100 vagas);
- Perito Papiloscopista (15 vagas);
- Auxiliar de Perito Criminal (23 vagas); e
- Auxiliar de Necrópsia (15 vagas).
Além disso, as remunerações dos cargos citados variavam entre R$3.035,16 e R$18.387,42. Vale recordar que para o cargo de Delegado a exigência era o Bacharel em Direito.
Quais foram as etapas do último concurso?
Os concurseiros interessados no novo concurso PC RR podem começar a se preparar com base na última seleção. Na época, os candidatos passaram pelas seguintes etapas avaliativas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, seria aplicado para todos os cargos com questões de conhecimentos gerais e específicos;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicável somente para o cargo de Delegado (classe substituta). Seria composta por duas questões de estudo de caso e uma peça processual, abrangendo conhecimentos específicos;
- Prova discursiva para os demais cargos, essa etapa consistiria em uma redação e o participante deveria produzir uma dissertação em prosa, a partir da leitura de textos auxiliares;
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- Exames Médicos realizados pela junta médica do Estado de Roraima;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório para os cargos de Delegado e Agente;
- Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, para a carreira de Delegado;
- Análise de Títulos para os cargos de Médico Legista, Odontolegista, Delegado e Perito Criminal;
- Investigação Relativa aos Aspectos Moral e Social, de caráter eliminatório, e de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Roraima.
Ademais, os aprovados ainda deveriam realizar o Curso de Formação Profissional, que possuía caráter eliminatório e duração de 6 meses, ministrado pela Escola de Polícia Civil.