O Concurso PC RS já conta com a comissão organizadora! A equipe foi anunciada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul e é responsável por estruturar o novo certame, que visa preencher 750 vagas em cargos de nível superior. O próximo passo será definir a banca organizadora para que o edital seja publicado.
A previsão é que o edital de abertura seja publicado até abril de 2025. A expectativa foi confirmada pela deputada estadual e ex-chefe de polícia, Nadine Anflor. As provas, por sua vez, devem acontecer já em junho deste ano.
O concurso PC RS foi autorizado em novembro de 2024 pelo governador Eduardo Leite e deve atender à crescente demanda por servidores na segurança pública do estado. Continue comigo para saber todos os detalhes!
Índice
Concurso PC RS tem comissão formada
Na última sexta-feira, 21 de março, foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria que designa a comissão organizadora do concurso PC RS. O grupo será responsável por conduzir os últimos preparativos até a publicação do edital e acompanhar todas as etapas da seleção para Delegado, Escrivão e Inspetor de Polícia.
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LIBERAR ACESSO!A comissão é composta pelos seguintes integrantes:
- Elisangela Melo Reghelin: Diretora-Geral da Academia de Polícia Civil, presidente da comissão;
- Delegado de Polícia Antônio Vicente Vargas Nunes: representante da Chefia de Polícia;
- Delegado de Polícia Daniel Artur Selbach Schmitz: representante do Conselho Superior de Polícia;
- Dra. Anne Pizzato Perrot: representante da Procuradoria-Geral do Estado;
- Dr. Ivan Pareta de Oliveira Júnior: representante da OAB/RS.
Confira abaixo a portaria publicada:

Agora, com comissão formada, o próximo passo é a escolha e contratação da banca organizadora para a publicação do edital.
Segundo a deputada estadual, Nadine Anflor, a expectativa é que o edital seja publicado dentro de 30 dias, ou seja, em abril.
Concurso PC RS terá 750 vagas
Autorizado desde novembro de 2024, o novo concurso PC RS irá ofertar 750 vagas, sendo:
- Delegado de Polícia: 30 vagas
- Inspetor de Polícia: 360 vagas
- Escrivão de Polícia: 360 vagas
As carreiras de Inspetor e Escrivão exigem nível superior completo em qualquer área de formação. Já o cargo de Delegado exige graduação em Direito e comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial.
Os salários também são um grande atrativo. Para Agentes, ou seja, Inspetor e Escrivão, a remuneração inicial será de R$6.748,84, podendo chegar a R$14.724,74 ao longo da carreira.
Já para o cargo de Delegado, os aprovados no concurso PC RS farão jus à remuneração inicial será de R$21.574,35, com possibilidade de atingir R$29.594,45.
Os valores foram atualizados pela Lei Estadual nº 15.837/2022, que concedeu reajuste de 6% aos policiais civis.
Convocações em 2026
O concurso PC RS já conta com um cronograma de convocações anunciado pelo Governo do Rio Grande do Sul. A previsão é de que os primeiros aprovados sejam chamados a partir de fevereiro de 2026.
A iniciativa faz parte de um esforço para reforçar a área da Segurança Pública no estado, com reposição e ampliação de efetivos.
Segundo o planejamento divulgado, em fevereiro de 2026 devem ser convocados 160 Inspetores, 180 Escrivães e 30 Delegados de Polícia. Já em abril de 2026, o cronograma prevê a nomeação de mais 180 Escrivães e 180 Inspetores, completando as chamadas para o preenchimento das 750 vagas autorizadas no concurso.
Além do concurso Polícia Civil RS, o Governo do Rio Grande do Sul autorizou outros três concursos públicos para a área da Segurança, a Brigada Militar que terá 1.200 vagas para soldados e 150 para oficiais. O Corpo de Bombeiros Militar com 400 vagas para soldados, e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) que ofertará 274 vagas, destinadas a peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas.
Concurso Brigada Militar RS está com inscrições abertas
O novo concurso Brigada Militar RS está ofertando 1.200 vagas para o cargo de Soldado de Primeira Classe. Os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 21 de março e 22 de abril de 2025, exclusivamente pelo site da Fundatec, banca organizadora do certame. A taxa de inscrição é de R$118,79, com prazo de pagamento até 23 de abril.
O cargo exige nível médio completo, com salário inicial de R$5.944,85. A seleção será composta por cinco etapas, são elas:
- Exame Intelectual (prova objetiva)
- Exame de Saúde
- Exame de Capacitação Física
- Exame Psicológico
- Investigação Social
A prova objetiva será aplicada no dia 8 de junho de 2025, nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O exame contará com 50 questões de múltipla escolha, distribuídas em conteúdos de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania e Informática.